Referencialteorico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REFERENCIAL TEÓRICO

Nota-se que para falar em Marketing de Relacionamento torna-se necessário conhecer as suas áreas de atuação e aplicações. Assim, será abordado neste capítulo seus conceitos, origens e classificações que darão suporte ao tema proposto.

Mercado

Conforme Drucker (2000 p.45):

Mercado é o grupo de compradores reais e potenciais de um produto.
Originalmente, o termomercado referia-se ao lugar onde os compradores e vendedores se reuniam para trocar seus bens. Os economistas usam o termo mercado para referir-se a um conjunto de compradores e vendedores que fazem transação com uma classe específica de produto, como por exemplo, o mercado de peças para eletrodoméstico. No entanto os profissionais de marketing vêem os vendedores como uma indústria, e os compradorescomo um mercado.

Um mercado consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo (KOTLER, 1998, p. 35).
Segundo Sandroni (2000, p. 311), o termo mercado “designa um grupo de compradores e vendedores que estão em contato suficientemente próximo para que astrocas entre eles afetem as condições de compra e venda dos demais”.
Economicamente mercado pode ser definido como:

Um centro de estimulação que leva à maior qualificação dos recursos e dos produtos. As exigências impostas pela competitividade são, de um lado, fatores de impulsão, das pessoas para investirem em si mesmas, aprimorando o capital humano; de outro lado, impulsionam a diversidade dosprodutos e seus padrões de desempenho e qualidade (ROSSETTI, 2000, p. 439).

Mercado é toda instituição social na qual bens e serviços, assim como os fatores produtivos, são trocados livremente (TROSTER & MOCHÓN, 2002, p. 45). “Instituição na qual são feitas compras e vendas” (WONNACOTT & WONNACOTT, 2002, p. 817).
.

Mercado Consumidor

Percebe-se nesse novo século que os mercadosestão mudando de forma acelerada, e, muitas empresas nem percebem que seus mercados estão sempre em mudanças. Podendo-se dizer assim, as empresas estão procurando mercados além de suas fronteiras.
Segundo Love (apud KOTLER, 2001, p. 17), o ritmo da mudança é tão rápido que a capacidade de mudar se tornou, agora, uma vantagem competitiva.
De acordo com a velocidade das mudanças que estãoacontecendo no mundo, é fundamental que as empresas comecem a mudar seus comportamentos e suas práticas de negócio para pelo menos manter prosperidade.
Mercado consumidor é, segundo Kotler (2000, p. 237), o conjunto de “todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo”.Varejo
Conceito

De acordo com Parente (2000, p. 58), varejo consiste em:

Todas as atividades que englobam o processo de venda de produtos e serviços para atender uma necessidade pessoal do consumidor final. O varejista é qualquer instituição cuja atividade principal consista no varejo, isto é, na venda de produtos para o consumidor final.

Quando se fala em varejo, logo surge na mente aimagem de uma loja; porém, as atividades varejistas podem ser realizadas também pelo telefone, pelo correio, pela internet, e também na casa do consumidor. Quando fabricantes e atacadistas vendem diretamente para o consumidor final, estão também desempenhando atividades de varejo, porém, não são considerados como varejo, pois essa não é sua principal fonte de receita. O varejista difere do atacadista,pois o atacadista consiste no processo de venda para clientes institucionais que compram produtos e serviços para revendê-los ou como insumo para suas atividades empresariais (PARENTE, 2000, p. 22).
Existem várias definições para o varejo. Sua essência é a comercialização de produtos e serviços a consumidores finais. Richter (apud FREITAS, 2000) define bem este processo, “varejo é o processo...
tracking img