Referencial teorico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE “EVASÃO ESCOLAR”

A evasão escolar é um dos mais graves problemas enfrentados no sistema educacional brasileiro, e se torna ainda mais agravante na educação de jovense adultos (EJA). A EJA, prevista pela nova lei, que tem como premissa a inclusão social por meio do processo de escolarização daqueles que não tiveram oportunidade de ingressar na escola/ ou nãotiveram como concluir os estudos no formato regular de ensino.
Essa modalidade de ensino, além de oportunizar o ensino para jovens e adultos que por vários motivos, abandonaram os estudos, também visa àvalorização dos alunos pelo resgate da auto-estima de uma nova perspectiva de vida e de inclusão social. A premissa do ensino em qualquer de suas modalidades e a construção do conhecimento, decompetências e habilidades que são imprescindíveis ao desenvolvimento integral dos indivíduos. (LEANDRO E RENATO, 2009).
Entretanto, a EJA tem o diferencial de lidar com alunos que passaram de um modo ou deoutro, por um processo de exclusão no contexto escolar, seja por terem sido convidados a se retirar da escola, seja pela desmotivação que a escola gerou nesse aluno, seja por terem abandonado aescola para trabalhar e contribuir com alguma renda ao grupo familiar (LEANDRO E RENATO 2009).
Essa situação, qualquer que seja, faz toda a diferença, uma vez que a escola tem que disponibilizar osmeios necessários e apropriados para inserir esses jovens e adultos que, na maioria das vezes, chegam desesperançados, com um déficit de aprendizagem e com muitas dificuldades para acompanharem eagregarem os conhecimentos que são ministrados nas escolas e que, em parte, não possuem nenhum significado para as vidas deles no cotidiano (LEANDRO E RENATO, 2009).
Dessa forma, a EJA assume umaresponsabilidade muito e muito importante dentro do contexto social brasileiro, pois sua missão é incentivar esses alunos que retornam receosos e amedrontados em conseqüência das experiências anteriores que...
tracking img