Referencial Teorico Modelo De Neg Cio Canvas

1053 palavras 5 páginas
REFERENCIAL TEÓRICO
São os materiais os quais os pesquisadores se apoiam para a busca de conhecimentos e informações já publicadas anteriormente sobre determinado assunto – o assunto a ser pesquisado. Busca-se o referencial em fontes como livros, artigos e outros meios de comunicação cuja fonte seja de confiança.
Foram utilizados o material da INATEL (Incubadora de empresas e projetos) - Modelo de Negócio Canvas e alguns artigos que foram baseados no livro Inovação Em Modelos de Negocios – Business Model Generation – de Alexander Osterwalder. A partir destas fontes, foi aprofundado o entendimento sobre o Modelo Canvas, onde os setores da empresa foram analisados e uma nova visão sobre o negócio foi gerada.
O denominado “Business Model Canvas (BMC)” é uma importante ferramenta de gerenciamento estratégico para empreendimentos. O BMC ajuda no desenvolvimento de esboços e versões finais de modelos de negócio, tanto para um novo empreendimento quanto para uma empresa que já está na ativa. Trata-se de um mapa visual que otimiza a visualização e compreensão do modelo de negócio de um empreendimento, dividindo-o em nove importantes blocos para o detalhamento de um negócio. (INATEL, Modelo de Negócio Canvas, p. 3).

Alexander Osterwalder, o criador do modelo, percebeu que faltava algo que inovasse as empresas, algo que desse um gás de forma interativa, direta e simplificada. Seu modelo disponibiliza nove blocos interligados, que são direcionados aos principais aspectos de uma empresa, assim permitindo que você adapte do melhor modo, de acordo com a necessidade e foco para mudanças. A partir dos nove blocos que constituem o modelo de negócio de Osterwalder e Pigneur (2011), foi modificada a forma de representar, sendo desenvolvida uma “linguagem comum para descrever, visualizar, avaliar e alterar modelos de negócios” (OSTERWALDER E PIGNEUR, 2011, p.12). Tendo como objetivo permitir a qualquer pessoa que esteja interessada em criar ou modificar seu modelo de negócio,

Relacionados

  • águas de lindoya
    974 palavras | 4 páginas