Referencial teorico construcao do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REFERENCIAL TEÓRICO:
A escola como espaço de construção do conhecimento, interdisciplinaridade, metodologia de ensino e avaliação são temas que merece ser estudado e refletido por todos os educadores e comunidade em geral. É importante ressaltar que a escola, como instituição de ensino irá ajudar na formação de cidadãos para viver em sociedade. Isto é de suma importância, uma vez queacredita-se que a escola é um espaço de relações sociais e humanas.
Desta forma ao estudar a Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no artigo 12 pode-se evidenciar que confere a escola: as seguintes atribuições:
Art.12 - Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
I. Elaborar e executar sua proposta depedagógica;
II. Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiro;]
III. Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas- aulas estabelecidos;
IV. Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
V. Prover meios para a recuperação de alunos de menor rendimento;
VI. Informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos; bem como sobre aexecução de sua proposta pedagógica;
VII. Notificar o conselho tutelar do município, ao juiz competente da comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentam a quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.
Isto nos mostra que a escola e a comunidade são indispensáveis para a formação de cidadão e aconstrução de seu conhecimento. Pois a mesma tem a função de elaborar e executar sua proposta pedagógica e cabe a ela ser responsável pela aprendizagem de seus discentes e esta inclui a preparação para o mundo do trabalho o qual requer disposição, habilidades e capacidades.
Em meio a este contexto surge a interdisciplinaridade, a qual começou a ser abordada no Brasil a partir da Lei deDiretrizes e Bases Nº 5.692/71. Desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro tem se tornado mais presente e, recentemente, mais ainda, através da LDB Nº 9.394/96. Por sua grande influência na legislação e nas propostas curriculares, tornou-se cada vez mais presente no discurso e na prática de professores.
Interdisciplinaridade se realiza como uma forma de ver, sentir e estar no mundo. Seformos capazes de perceber, de entender as múltiplas implicações que se realizam, ao analisar um acontecimento, um aspecto da natureza, isto é, o fenômeno dimensão social, natural ou cultural, também, podemos ser capazes de ver e entender em sua rede infinita de relações e também em sua complexidade.
Como destaca LÜCK ( 2010):
“Interdisciplinaridade é o processo que envolve a integração eengajamento de educadores, num trabalho conjunto, de interação das disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação do ensino, objetivando a formação integral dos alunos, a fim de que possam exercer criticamente a cidadania, mediante uma visão global de mundo e globais da realidade atual” (p.122).
Através dessa afirmação podemos perceber que para odesenvolvimento de uma boa interdisciplinaridade é preciso se haver um bom dialogo, e que para que esse dialogo aconteça é necessário que, professor e aluno temam uma boa relação.
Na relação- professor aluno, o professor deve funcionar como um facilitador no acesso a informações. Deve tornar-se um bom amigo que auxilia o aluno a conhecer o mundo e seus problemas, seus fatos, suas injustiças e suassolidariedades, de forma que o aluno possa caminhar com liberdade de expressão e, conseqüentemente, de ação. Com isso, o aluno deve respeitar o espaço escolar e valorizar o professor, sabendo aproveitar a magia do momento, o encantamento do aprender-ensinar-aprender.

Portanto, o professor hoje é aquele que ensina o aluno a aprender e a ensinar a o que aprendeu. Porém, não se trata aqui daquele...
tracking img