REFERENCIAL TE RICO MTPA

859 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
BÁRBARA SILVEIRA NOVATO

REFERENCIAL TEÓRICO
Analisando a definição da palavra comunicação, segundo o dicionário Aurélio de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, a palavra comunicação deriva do latim “communicare” e tem seu significado como ato ou efeito de se comunicar, processo de emissão, transmissão e recepção de mensagens por meio de métodos e/ou sistemas convencionados.
Segundo Duarte (p.1), o tema de Comunicação Organizacional passou a ser percebido com a necessidade que as organizações governamentais passaram a sentir, a democratização do Estado e toda a modificação da sociedade à partir dos 80, com início da acessibilidade a informação, uma mudança de pensamento mais perceptível, uma participação do Estado mais eficaz, a presença do Código de Defesa do Consumidor e uma série de outras transformações como a terceirização, levaram a sociedade e o governo se relacionarem de forma mais aberta e justa, com maior interação sociedade-Estado.
De acordo com Bueno (2002):

A comunicação é o espelho da cultura empresarial e reflete, necessariamente, os valores das organizações. Se eles caminham para valorizar o profissionalismo, a transparência, a responsabilidade social e a participação, a Comunicação se orienta no mesmo sentido (Bueno, 2002,p.04).

Considerando esta afirmação do autor, a comunicação é um elo direto com a própria organização, onde todas as suas ações, processos e resultados podem ser observados e percebidos como a comunicação se revela. A interação dos colaboradores, desde a gerência aos mais subordinados, os procedimentos utilizados na propagação das informações e que essas possam ser traduzidas, gerenciadas e transformadas em respostas a sociedade são capacidades que só uma comunicação planejada, assessorada, fiscalizada e interdependentes produz.
A comunicação dentro dos setores públicos permite o alinhamento das ideias dos servidores com os objetivos e metas que a organização pretende atingir.

Relacionados

  • MODELO DE GESTÃO DA QUALIDADE DO AR – ABORDAGEM PREVENTIVA E CORRETIVA
    79488 palavras | 318 páginas
  • Projeto Carnalita
    173496 palavras | 694 páginas