Referencial curricular nacional para a educação infantil

Páginas: 2 (292 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil foi desenvolvido com o objetivo de servir como um guia de reflexão para os profissionais que atuam diretamente com crianças de 0 a 6anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira. Ele é fruto de um amplo debate nacional, do qual participaram professores e diversos especialistas quecontribuíram com conhecimentos provenientes tanto da vasta e longa experiência prática de alguns, como da reflexão acadêmica, científica ou administrativa de outros. O Referencial é composto por trêsvolumes que pretendem contribuir para o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de práticas educativas, além da construção de propostas educativas que respondam às demandas das crianças ede seus familiares nas diferentes regiões do país.

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo,representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças desenvolvem capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, amemória, a imaginação, amadurecendo também suas capacidades de socialização.
A diferenciação de papéis se faz presente sobretudo no faz-de-conta, quando as crianças brincam como se fossem o pai, amãe, o filhinho, o médico, o paciente, heróis e vilões etc., imitando e recriando personagens observados ou imaginados nas suas vivências.
No faz-de-conta, as crianças aprendem a agir em funçãoda imagem de uma pessoa, de uma personagem, de um objeto e de situações que não estão imediatamente presentes e perceptíveis para elas no momento e que evocam emoções, sentimentos esignificados vivenciados em outras circunstâncias.
A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Referencial curricular nacional para educação infantil
  • Referencial curricular nacional para educação infantil
  • referencial curricular nacional da educaçao infantil
  • Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
  • Referencial curricular nacional para a educação infantil
  • REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL-
  • Resenha: referencial curricular nacional para a educação infantil
  • REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: PARTE II

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!