Referencia tecnica para atividades veterinarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A medicina veterinária abrange um mercado cada vez mais inovador e tecnológico, buscando profissionais competentes que gostam do que fazem e tem total conhecimento e dinamismo. Todos os estabelecimentos que prestam serviços e/ou comercializam produtos para animais de estimação são obrigados a se submeterem a uma fiscalização dos órgãos competentes, como a Vigilância Sanitária, CFMV (ConselhoFederal de Medicina Veterinária), CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), entre outros. Esse tipo de fiscalização pode variar de estado para estado e município.
O CRFM (Conselho Federal de Medicina Veterinária) é o órgão que fiscaliza os profissionais veterinários e tudo que diz a respeito da profissão, a nível nacional.
Já o CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) fiscaliza essesmesmo profissionais, porem abrange uma área menor.
A Vigilância Sanitária tem suas exigências, porém elas podem variar muito, mais sempre com o mesmo objetivo, a qualidade dos serviços prestados por estes tipos de estabelecimentos. Esses três órgãos podem atuar em comum acordo ou individualmente.
1. TIPOS DE ESTABELECIMENTOS COM ATIVIDADES VETERINÁRIAS
1.1 Ambulatórios veterinários
É um localdestinado apenas para realizações de exames clínicos, curativos, pequenas cirurgias, onde é expressamente proibida a realização de cirurgias onde há necessidade de anestesia geral, e exames de radiografia, sempre supervisionado pelo responsável técnico.
1.2 Consultórios veterinários
Nesse local são permitidas algumas atividades como:
* Consulta clinica;
* Curativos;
* Vacinação;* Coleta de material para diagnostico.
Não é permitida a realização de cirurgias onde se é necessária anestesia geral e nem exames de radiografias, porém todos os procedimentos citados acima devem sempre ser supervisionados pelo responsável técnico.
1.3 Clínicas Veterinárias
Realiza consultas e tratamento clínico-cirúrgico em animais, podendo ser com ou sem internação, supervisionado peloresponsável técnico.
1.4 Hospital Veterinária
Seu funcionamento é obrigatoriamente de 24 horas, para atividades como consultas, internações e procedimento cirúrgicos sempre com a presença do responsável técnico.

1.5 Laboratórios veterinários
Locais destinados para análises clínicas e diagnósticas sobre animais, com a presença de um responsável técnico.

1.6 Unidade de transporte
Veiculoespecifico para transporte de animais, sendo proibida a realização de qualquer outra atividade, não é necessária a presença de um responsável técnico.

1.7 Hotéis de animais
Somente para a estadia dos mesmos.
1.8 Pet Shop sem banho e tosa
Local de comercialização de animais e produtos veterinários, sempre com a presença de um responsável técnico.

1.9 Pet Shop com banho e tosa
Localde comercialização de animais e produtos veterinários, e atividades de banho e tosa de animais de estimação, sempre com a presença do responsável técnico.

1.10 Salão banho e tosa
Somente presta serviços de banho, tosa e embelezamento de animais de estimação, nada, além disso.

1.11 Canil de adestramento
Local destinado para o adestramento de animais.

1.12 Canil/GatilLocais onde existem animais internados, hospedados ou para serem comercializados, porém esse tipo de estabelecimento pode ter regras diferenciadas, como por exemplo, a limitação na quantidade animais em relação com a área disponível.
Todos esses tipos de estabelecimento precisam passar por procedimentos realizados pelos órgãos competentes para ter a autorização de funcionamento, onde são exigidosos seguintes itens:
* CNPJ
* Alvará / Licença de funcionamento
* Contrato entre a empresa e o responsável técnico (Médico Veterinário)
* Responsável técnico inscrito no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária)

2. EXIGÊNCIAS ESTRUTURAIS
Existe toda uma preocupação com a parte estrutural dos estabelecimentos, sendo um prédio a ser construído ou a ser reformado. Isso...
tracking img