Refelx O Sobre Leitura E Lietratura

634 palavras 3 páginas
A leitura é e sempre foi fundamental para o desenvolvimento intelectual do ser humano, uma leitura de qualidade pode ampliar a consciência, despertar a imaginação e proporcionar uma nova visão do mundo. Ela representa a ferramenta mais eficaz em processos de aprendizagem.
A escrita tem aproximadamente seis mil anos de história. O Homem sempre teve a necessidade de se comunicar. Há cerca de 40.000 anos o homem se expressava através de pinturas nas paredes das cavernas. Durante seu desenvolvimento o homem foi trocando a representação visual, pela sonora, assim, a linguagem foi adquirindo sua natureza, que é a oral. A humanidade possui a razão, onde existe a comunicação e o relacionamento com os outros. Com o passar do tempo o homem começou a guardar suas informações em tijolo de barro, faziam seus livros em folhas de palmeiras, escreviam em tábuas de madeira cobertas com cera, até os egípcios desenvolveram a tecnologia do papiro, uma planta encontrada às margens do rio Nilo, onde suas fibras unidas em tiras serviam como superfície resistente para a escrita hieroglífica.
No final da Idade Média o papel tornou-se produto essencial para a administração pública e para a divulgação literária. Após a invenção do processo de impressão com caracteres móveis - a tipografia, o papel passou por um processo de adaptação. O que antes era artigo de luxo pra estudiosos e nobres agora passou a ser mais barato com a criação de fabricas de papel e consequentemente , fábricas de livros.
Na Idade Média uma minoria da população era alfabetizada, foi que então a educação formal entrou em crise. Neste período a igreja dominava qualquer forma de comunicação que pudesse se expressar além dos seus interesses. A partir deste momento a leitura, passa a ter caráter religioso, restringindo o ensino somente para aqueles que seguiriam a vocação religiosa.
A literatura ficou restrita durante séculos, livros específicos da cultura portuguesa e brasileira viram-se amordaçados durante o período de

Relacionados