Reetruturação organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Reestruturação Organizacional

Trabalho Interdisciplinar apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Teoria da Administração II,introdução a Contabilidade, introdução a Economia e Matematica .

Professores: Dirceu CasagrandeVictor Borges da Silva Junior
Regina Melassise
Helenara R. Sampaio

Teresópolis

19/05/2011

1. INTRODUÇÃO
Este artigo discute a relevância da prática administrativa elevada à categoria cientifica, cujos principios de ordenar, dirigir e controlar resultados serão analisados em simultaneidade com anatureza do empreendedorismo informal e os limites de sua autonomia e legitimidade.

Consideremos, neste artigo, a despreocupação por parte de alguns empreendedores, que herdam de suas pequenas corporações familiares a cultura da gestão informal, centralizada e assistemática, dotada de pouca ou nenhuma técnica administrativa.
Nestes casos, a necessidade critica da administração como ferramentamantenedora da boa saúde organizacional torna-se evidente à partir do patamar evolutivo em que a empresa se encontra em relação as expectativas internas e ao mercado consumidor.

Durante séculos, a administração foi praticada de forma experimental e os conhecimentos em que se baseava eram pouco metódicos e fragmentários.
O homem aprendeu que poderia produzir mais e melhor em associação com outroshomens, no entanto até o desenvolvimento de técnicas especificas e adequação ao mercado que crescia junto à sua ambição existia, e existe, um longo caminho a ser percorrido.

O empreendedorismo foi, supostamente, um campo potencialmente promissor de investigação acadêmica.
Entretanto, atualmente, devido principalmente aos intensos avanços em seu corpo de conhecimento empírico, o empreendedorismopoderia alegar ser um campo de investigação acadêmica em todos os aspectos, exceto um: falta de uma base teórica sólida.

Na situação proposta para estudo, é indispensável a análise das estruturas pré-estabelecidas no ambiente organizacional e a introdução de medidas complementares, capazes de suprir suas deficiências tornando-as plenas em suas funções.

Panorama administrativo da empresa:Identificando problemas.
A empresa possui atividades administrativas demasiadamente centralizadas, que a comprometem funcionalmente.
Departamentos dotados de consideráveis particularidades confundem-se e suprem outros de maior e menor complexidade, impedindo o desenvolvimento pleno e eficaz, tanto dos setores em questão, quanto dos funcionários que permanecem estáticos, impedidos de elevar-seprofissionalmente através da prática específica.

A desorganização na área de produção gera desperdício de tempo, materiais e dinheiro, elevando o custo da produção de mercadoria e enfraquecendo a empresa junto a seus concorrentes.

A ausência do setor de marketing limita a atuação da empresa no mercado e a faz perder oportunidades de crescimento e de captação de novos clientes, o que poderia serfeito através de simples análise e segmentação mercadológica.

O setor contábil e financeiro restringe-se a pequenas funções de controle e precisam ser complementados e separados para funcionarem plenamente.

Estruturação de setores.

Marketing:

Planejamento:

• Realizar estudos para a prospecção de novos clientes, através da identificação do mercado consumidor em maior potencial.• Traçar objetivos de expansão mercadológica.

Organização:

• Criação de um setor interno de vendas, para atender novos clientes.

• Criação de um setor externo de vendas, para captação de novos clientes.

Direção:

• Expandir a rede de revendedores.
• Adequar os produtos a um mercado consumidor maior.
(Exemplo: Produzir fardos de copos descartáveis...
tracking img