Reestruuração organizacional

2376 palavras 10 páginas
1 INTRODUÇÃO
Pretende-se com este estudo, realizar uma proposta de reestruturação organizacional, analisando situações críticas organizacionais de uma empresa que fabrica produtos plásticos para eventos. Será possível observar no decorrer da análise que a referida empresa necessitará buscar subsídios da administração para desenvolver estratégias de planejamento de ações, bem como de organização nas áreas de processo, comandos e da sua estrutura, projetos de redução de custos, de modo que participem todos os envolvidos.
Segundo Fritz (1997), o conceito de estrutura tem um significado mais profundo, descrevendo como essas partes relacionam-se entre si e com o todo.
Sendo assim, a estrutura organizacional cria uma forma de divisão do trabalho e garante a coordenação do mesmo, buscando atingir um objetivo determinado. Portanto, quando a estrutura não condiz com suas finalidades, uma nova deverá ser projetada permitindo alcançar o resultado final desejado, ou seja, a organização deverá ser reestruturada. O SEBRAE (2011) acredita que a Reestruturação Organizacional e o Redesenho de Processos baseiam-se, fundamentalmente, na necessidade de readequar uma organização a um do novo modelo de gestão, cuja ênfase encontra-se no alcance de eficiência de processos e transparência nos resultados.

2 DESENVOLVIMENTO
Empresa é um organismo econômico destinado à produção de mercadorias e/ou serviços, com o objetivo de lucro para o empresário, possui dois fatores de produção, que são eles: o trabalho, onde o esforço humano destina-se a produção e o capital representa os recursos disponíveis e aplicados.
No presente trabalho será abordado a Empresa do Sr. Eustáquio, e a partir de uma análise criteriosa uma proposta de organização e planejamento será construída. A referida empresa produz materiais descartáveis para festas e diversos eventos e ainda possui um sistema dividido apenas em Administração e Produção e as tomadas de decisões são medidas centralizadas de negócio.

Relacionados