Reestruturação da perdigão.pdf

8449 palavras 34 páginas
PENSA

ESTUDO DE CASO (EC.000.95) "Perdigão: Tecnologia e Reformulação dos Negócios"
Coordenação Prof. Decio Zylbersztajn,como base para discussão no V Seminário Anual do PENSA.

AUTOR Samuel Ribeiro Giordano Pesquisador Associado Sênior e Coordenador de Cursos de Extensão do PENSA. Doutorando da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP-Departamento de Geografia, Consultor Privado de Empresas, Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP.

ASSISTENTE Sérgio Giovanetti Lazzarini Mestrando do Departamento de Administração da FEA-USP, Consultor de Empresas, Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP.

INTRODUÇÃO

Em 16 de janeiro de 1995, o Dr. Nildemar Secches, engenheiro oriundo da indústria automobilística, assume a posição de diretor presidente da Perdigão. Seu grande desafio: conduzir um grupo empresarial que havia acumulado problemas financeiros agudos, que acabava de ter seu controle acionário modificado e que necessitava de amplas reestruturações, na busca contínua de competitividade. Os 55 anos de história do grupo registram vitórias e problemas de uma administração familiar. Na visão do novo presidente, a reestruturação da empresa nunca deveria ser um processo limitado, resumido a cortes de estrutura e de pessoal. Deveria ser um trabalho muito mais amplo e contínuo que efetivamente conduzisse à recuperação financeira e competitiva do grupo. Nas próprias palavras do Dr. Secches: "Reengenharia a gente faz todo dia". Com esta filosofia, e muitos desafios, iria comandar uma das mais expressivas empresas do setor de produtos protéicos de origem animal do Agribusiness brasileiro. PEQUENO HISTÓRICO Fundada em 1934, no meio-oeste do Estado de Santa Catarina, a Perdigão inicialmente chamava-se Ponzoni e Brandalise. Área característica de colonização italiana, muito próxima às áreas produtoras de grãos do Paraná e do Rio Grande do Sul, a região faz lembrar as paisagens típicas européias, com vales profundos e verdes, vegetação de planalto, e um padrão

Relacionados