Reestruturação da perdigão.pdf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PENSA

ESTUDO DE CASO (EC.000.95) "Perdigão: Tecnologia e Reformulação dos Negócios"
Coordenação Prof. Decio Zylbersztajn,como base para discussão no V Seminário Anual do PENSA.

AUTOR Samuel Ribeiro Giordano Pesquisador Associado Sênior e Coordenador de Cursos de Extensão do PENSA. Doutorando da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP-Departamento de Geografia, ConsultorPrivado de Empresas, Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP.

ASSISTENTE Sérgio Giovanetti Lazzarini Mestrando do Departamento de Administração da FEA-USP, Consultor de Empresas, Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP.

INTRODUÇÃO

Em 16 de janeiro de 1995, o Dr. Nildemar Secches, engenheiro oriundo da indústria automobilística, assume a posição de diretor presidente da Perdigão. Seu grande desafio:conduzir um grupo empresarial que havia acumulado problemas financeiros agudos, que acabava de ter seu controle acionário modificado e que necessitava de amplas reestruturações, na busca contínua de competitividade. Os 55 anos de história do grupo registram vitórias e problemas de uma administração familiar. Na visão do novo presidente, a reestruturação da empresa nunca deveria ser um processolimitado, resumido a cortes de estrutura e de pessoal. Deveria ser um trabalho muito mais amplo e contínuo que efetivamente conduzisse à recuperação financeira e competitiva do grupo. Nas próprias palavras do Dr. Secches: "Reengenharia a gente faz todo dia". Com esta filosofia, e muitos desafios, iria comandar uma das mais expressivas empresas do setor de produtos protéicos de origem animal doAgribusiness brasileiro. PEQUENO HISTÓRICO Fundada em 1934, no meio-oeste do Estado de Santa Catarina, a Perdigão inicialmente chamava-se Ponzoni e Brandalise. Área característica de colonização italiana, muito próxima às áreas produtoras de grãos do Paraná e do Rio Grande do Sul, a região faz lembrar as paisagens típicas européias, com vales profundos e verdes, vegetação de planalto, e um padrãofundiário caracterizado pelas pequenas propriedades de exploração familiar. Essas pequenas propriedades são oriundas das glebas de colonização realizadas pela Companhia de Estrada de Ferro Passo Fundo São Paulo (inglesa) que colonizou todo o trecho e onde se desenrolou a Guerra do Contestado nos anos dez. No QUADRO 1, listam-se alguns fatos históricos importantes para que se possa entender a dinâmica daempresa, de acordo com a trajetória de fusões e aquisições que ocorreram desde a década de setenta. Durante um longo período, desde sua fundação até setembro de 1994, o grupo caracterizou-se por ter um controle familiar, tendo à sua frente o Dr. Saul Brandalise e seu filho, Dr. Flavio Brandalise. A administração familiar consolidou os negócios da empresa no setor de produtos cárneos, formando asbases do que é a empresa atualmente, a reputação de sua marca e sua penetração no mercado.

Em 23 de setembro de 1994, ocorreu importante mudança no controle da empresa, em um take over que resultou em alterações no quadro diretor, bem como na composição acionária. Cerca de 75% do total de ações ordinárias e 63% das preferenciais foram adquiridas por um pool de oito fundos de pensão, como o Previ(Banco do Brasil), o Sistel (Telebrás) e o Petros (Petrobrás). Um dos grandes desafios, no bojo dessa mudança, seria o de conciliar os aspectos positivos do grupo, alcançados com a estrutura familiar, com o novo redirecionamento de sua administração. O escopo empresarial da Perdigão consiste na produção e comercialização de alimentos protéicos de origem animal, tendo como atividades de suporte oprocessamento de soja, a fabricação de rações, a produção de material genético avícola, a geração de recursos energéticos e otimização do sistema logístico de distribuição, visando posicionar seus produtos tanto no mercado interno quanto no mercado externo. O MERCADO DE CARNES NO BRASIL E NO MUNDO Tanto o mercado mundial de carnes, quanto o doméstico, têm sofrido importantes mudanças nos...
tracking img