Reengenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Novembro de 1998

Resumo do Projecto


As actividades de reengenharia são normalmente executadas por entidades externas às empresas, o que levanta múltiplos problemas relacionados com o seu sucesso. Uma aproximação a este problema consiste na participação significativa dos funcionários das próprias empresas, conjuntamente com os especialistas em reengenharia, no levantamento e posteriorredesenho dos processos de trabalho.

Neste contexto, o projecto REPARTE propõe uma solução técnica, baseada na utilização de ferramentas computacionais de suporte ao trabalho cooperativo, destinada a apoiar e orientar uma actuação conjunta de especialistas em reengenharia e funcionários das empresas.

O projecto REPARTE aborda diversos aspectos técnicos e científicos associados à adaptaçãode ferramentas existentes ou, como se prevê muito provável, o desenvolvimento de mecanismos inovadores de cooperação orientados para os fins em vista. Por outro lado, é igualmente abordada a definição de modelos que sistematizem as actividades dos participantes nos processos de reengenharia e forneçam soluções de reengenharia alternativas aos utilizadores das ferramentas.

Os resultados doprojecto consistem num conjunto de metodologias, ferramentas, técnicas e mecanismos, assim como publicações científicas que garantem a qualidade do trabalho realizado.

Área do Projecto


O projecto REPARTE insere-se na área denominada de Sistemas Organizacionais.

Descrição dos Objectivos Concretos do Projecto


O projecto tem como objectivo o suporte à reengenharia participativa dosprocessos de trabalho das empresas, abordando especificamente os seguintes pontos:

Adaptar ou desenvolver ferramentas cooperativas para:


a - suporte ao levantamento de processos de trabalho;

b - sistematização do levantamento dos processos de trabalho;

c - análise e desenho dos processos de trabalho;

d - proposta de soluções de reengenhariaalternativas.

2 - Definição de modelos de processos de trabalho que permitam, por um lado, construir um repositório de informação sobre a estrutura/funcionamento/historial organizacional (memória organizacional) e, por outro lado, analisar e avaliar as soluções de reengenharia propostas.

Justificação e Relevância dos Objectivos


A reengenharia dos processos de trabalho está actualmente no centrodos esforços realizados pelas empresas, principalmente de serviços, com vista à modernização dos negócios e aumento da eficiência.

No entanto, a reengenharia é, actualmente, uma actividade delineada e realizada por consultores externos às empresas. Desta realidade resultam diversos problemas, dos quais destacamos a resistência dos funcionários à mudança, impossibilidade de avaliação interna, ea falta de disseminação interna da informação. No contexto empresarial, já foi possível associar estes problemas fundamentais ao fracasso dos processos de reengenharia.

Uma solução possível para os problemas acima expostos passa por aumentar o envolvimento e participação dos funcionários das próprias empresas nas diversas fases que constituem um processo de reengenharia: levantamento, análisee desenho; e finalmente, redesenho dos processos de trabalho.

O estado da arte revela que, sendo conhecidas algumas metodologias específicas e ferramentas de suporte ao levantamento organizacional de processos de trabalho, ainda não foi realizada a sua integração com técnicas e mecanismos computacionais para o trabalho cooperativo. Quanto ao enquadramento científico, fica portanto demonstradoque existe uma oportunidade para inovar no desenvolvimento de uma aproximação participativa à reengenharia.

Finalmente, no que se refere aos proponentes do projecto REPARTE, estes são investigadores que possuem experiência de actividades conjuntas, interesse estratégico em desenvolver maior conhecimento e interacção nas áreas científicas relacionadas com o projecto, e comprovada competência...
tracking img