Reengenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reengenharia...

* de processos
* de funções
* da organização

Reengenharia...
é o termo usado para inovar o ambiente produtivo da empresa. Para encarar novos desafios impostos pela sociedade e pelo mercado, uma empresa precisa de repensar os seus procedimentos operacionais. O objectivo é tornar as pessoas e as máquinas mais eficientes. Assim, será possível reduzir custos sem afectar aqualidade dos produtos e serviços. Os objectivos da Reengenharia são: redireccionar a operação, reduzir os custos, melhorar a qualidade, aumentar as receitas, incrementar a orientação para o cliente e ajudar na fusão das empresas. A ciência da Reengenharia apresenta-se em três vertentes, em função do nível hierárquico visado: a Reengenharia de processos, a Reengenharia de funções, e a Reengenhariaorganizacional da empresa.

1) A Reengenharia de Processos, em traços gerais, permite às empresas diminuir os problemas de ineficiência, alto custo e insatisfação dos clientes. Diz-se mesmo que a Reengenharia saltou para a linha da frente da filosofia empresarial. Dado que as empresas estão sob uma intensa e permanente pressão para fazerem uso das oportunidades e ofertas do mercado, é importanteque moldem os seus processos a fim de produzirem os seus produtos, ou prestarem seus serviços, segundo critérios mais económicos, apostando na redução de custos. As organizações mais atentas a este contexto, acrescentam outros denominadores tais como: tempo, qualidade, flexibilidade, e a fundamental satisfação do cliente, seja ele interno ou externo. Assim, as iniciativas de melhoria dequalidade, e de melhoria contínua de processos, embora sejam essenciais, não são suficientes. Os actuais objectivos de pequenas melhorias em todos os processos empresariais devem dar lugar a esforços para atingir níveis elevados de melhoria em apenas alguns processos chave, a fim de obter níveis multiplicativos de melhoria, em vez de pequenas melhorias em todos os processos da empresa. No fundo, trata-sede identificar os processos ou procedimentos que compõem a operação global da empresa, e com isso torná-la mais competitiva. Os instrumentos novos e poderosos, que facilitam a reconfiguração fundamental do trabalho, são nada mais nada menos, do que a Reengenharia de Processos!

Disponibilizamos-lhe soluções que lhe permitem uma redução de custos internos através de enormes poupanças de temposmortos e de uma metodologia de processos mais transparente, não descurando obviamente a qualidade, pelo contrário, na medida que as soluções propostas o ajudam a maximizar a satisfação dos seus clientes.

2) A Reengenharia de Funções, vai ao nível de cada pessoa no seu dia-a-dia. São inventadas novas maneiras de desempenhar a mesma função, ou as funções são alteradas para aumentar a contribuiçãode cada pessoa no objectivo da empresa. Pode obviamente concluir, que existe grande interacção entre Reengenharia de Processos e de Funções.

3) Na Reengenharia Organizacional, trata-se de reinventar a empresa, transformar o negócio, definir novos objectivos, traçar novas estratégias para conseguir uma vantagem competitiva sustentável. Para conseguir, dentro da empresa, respostas rápidas àsexigências do mercado, é necessário reestruturá-la administrativamente. Por vezes, durante um processo de reengenharia, pode concluir-se que uma estrutura vertical descentralizada responde melhor às forças do mercado do que a comum estrutura centralizada horizontal.

Apesar de a empresa se tornar mais competitiva,  por via da Reengenharia, o objectivo é crescer com base na cooperação, criatividadee inovação, e não na competição!

REENGENHARIA
 

Ainda há na sociedade, explicitamente nas pequenas e médias empresas, principalmente aquelas que estão fora dos grandes centros urbanos, alguma resistência na adaptação a novos e mais eficazes métodos de trabalho. A Reengenharia é uma palavra atrativa, mas ainda envolta num certo mistério, não porque encerra algum mecanismo obscuro, mas...
tracking img