Reengenharia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome da faculdade

Grupo

REENGENHARIA ORGANIZACIONAL

Belo Horizonte – Minas Gerais
2009

Grupo

REENGENHARIA ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado na Disciplina de Teoria Geral da Administração, Curso superior de Administração e Ciências Contábeis, 1° Período, Tema desenvolvimento Teoria das RelaçõesHumanas.
Orientador:

Belo horizonte – Minas Gerais
2009

INTRODUÇÃO

A reengenharia é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento evelocidade. Assim Michael Hammer e James Champy descrevem o termo reengenharia em seu livro Reengineering the Corporation.
Hoje a reengenharia é o termo usado para representar a inovação no ambiente produtivo da empresa para encampar novos desafios impostos pela sociedade e pelo mercado, uma empresa precisa repensar os procedimentos operacionais.
Sendo um método de gestão empresarial quepretende incorporar de forma consciente e intencional as vantagens trazidas pela tecnologia da informação. Pretende assim romper com o que está estabelecido na administração do trabalho e que é fruto das experiências da revolução industrial. Proporciona um redesenho radical dos processos de negócio com o objetivo de obter melhorias em três áreas: nos custos, nos serviços e no tempo.
Seusobjetivos são os redirecionamentos da operação, a redução dos custos sem afetar a qualidade, aumento das receitas, incrementação da orientação para o cliente e a ajuda na fusão das empresas. É um processo dramático e bastante discutido por propor o desapego da organização a costumes habituais dentro da organização.
Portanto a reengenharia é um redesenho, uma reestruturação de processos. AReengenharia projeta novos investimentos que nem sempre são financeiros, mas sim de tempo para planejar e direcionar recursos já disponíveis, mas normalmente mal direcionados. Hoje o mercado exige preço, qualidade, segurança, confiabilidade, continuidade, modernidade e tecnologia.

REENGENHARIA ORGANIZACIONAL

A Reengenharia Organizacional tem por objetivo a mudança da estrutura daorganização, em geral, através da redução dos níveis hierárquicos. Trata-se de reinventar a empresa, transformar o negocio, definir novos objetivos, traçar novas estratégias para desfrutar uma vantagem competitiva sustentável. Mas para a empresa se tornar mais competitiva ela tem como objetivo crescer com base na cooperação e na criatividade e não na competição.
Reengenharia temrecebido uma ampla variedade de nomes, entre eles destacam-se reprocessamento, transformação e reestruturação. Porém, independentemente do nome, a meta quase sempre é a mesma: aumentar a capacidade de competir através de redução de custos. Este objetivo é constante e aplica-se igualmente na produção de bens ou prestação de serviços.
Reengenharia é um dos termos mais falados nos escritóriose nos corredores de fabricas de todo país atualmente. A Reengenharia está ganhando impulso como método de se reduzir custos, melhorar o tempo de decisões e ganhar agilidade no mercado, aumentando a satisfação do cliente e impulsionar as vendas... incrivelmente, tudo ao mesmo tempo. Mas, embora a maioria reconheça a necessidade da Reengenharia e seu enorme potencial, dificilmente os executivosteriam uma ideia sobre como fazê-la acontecer em suas próprias empresas.
Para se reestruturar uma empresa é necessário reavaliar a finalidade do seu negocio, reposicionar para obter maior participação de mercado, reconfigurar para obter um processo de trabalho mais harmonioso, reestruturar para que as tarefas se integrem com a realidade e por fim revitalizar para obter uma continua vantagem...
tracking img