reeducação pustural

2057 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA

ELIGIANE MATIAS
VIVIANE RIBEIRO PEREIRA

TRABALHO DE REEDUCAÇÃO POSTURAL
Trabalho do Curso de Educação Física – Licenciatura, a disciplina de Cinesiologia, solicitado pela professa Bárbara Regina Alvarez. Universidade do Extremo sul catarinense – UNESC.

CRICIÚMA, JUNHO DE 2014.
Cabeça Anteriorizada Quando a cabeça está deslocada para frente, seu peso relativo torna-se maior e o pescoço assume posição com lordose mais acentuada. Os forames intervertebrais se estreitam, colocando pressão sobre as raízes dos nervos cervicais. Os ombros rodam para frente e para baixo, causando carga excessiva sobre a musculatura escapular. A anteriorização da cabeça aumenta a atividade do músculo esternocleidomastoideo e leva à elevação da caixa torácica, diminuindo a mobilidade toracoabdominal e comprometendo a eficácia ventilatória promovida pelo diafragma. Essa desvantagem mecânica intensifica o esforço inspiratório e gera um círculo vicioso de tensão muscular, alteração postural e aumento do trabalho respiratório. Dessa forma, a desorganização das cadeias musculares, que resulta na contração ineficaz do diafragma e, consequentemente, dos músculos abdominais, altera toda a dinâmica respiratória, resultando na diminuição da força muscular respiratória.

1º Exercício: Mantenha a cabeça diretamente sobre seus ombros, e mantenha a coluna reta. Fique em pé com as costas e cabeça contra uma parede para uma boa ideia de como a sua postura deve olhar.
2º Exercício: Realize exercícios simples e leves no pescoço para aumentar a força de seus músculos do pescoço. Coloque o dedo em seu queixo, em seguida, mover a cabeça longe do dedo sem inclinar para cima ou para baixo. Faça isso um par de vezes a cada 20 ou 30 minutos para melhorar a força muscular do seu pescoço.
3º Exercício: Coloque o monitor do computador, mesmo com a sua linha de visão. Isso impede

Relacionados