redção editorial

295 palavras 2 páginas
EDITORIAL
Assunto: Exploração do trabalho infantil.

Pequenas mãos, grandes explorações.

Enxada no lugar de bola, ferramenta no lugar de brinquedos, suor e cansaço no lugar de livros e escola. Infelizmente, essa é a realidade em muitos lugares do país. A exploração infantil no trabalho faz com que muitas crianças percam a parte mais importante de suas vidas, tal situação pede medidas de mudanças e transformações sociais.

O trabalho infantil é consequência direta da pobreza, muitas famílias, por não terem alternativas, colocam as crianças no trabalho para poderem complementar a renda familiar. Como geralmente são empregos ilegais, as crianças e adolescentes não tem nenhuma assistência e trabalham sobre péssimas condições. A consequência disso vai de acidentes, mortes e lesões que não podem ser reparadas.

A evasão escolar aumenta na medida em que o trabalho acontece. Deixar a escola se torna necessário, pois os jovens e crianças não conseguem realizar em comum as duas tarefas. Consequentemente, crescem sem formação e sem chances de mudar de vida. Tornam-se parte de um ciclo que só pode ser quebrado com as crianças sendo educadas de maneira correta.

Analisando a situação, fica claro que precisam mudar, medidas como a implantação de melhores escolas e a inclusão de adolescentes no mercado formal, menor aprendiz, é um passo para mudar essa realidade triste. Somente dessa forma, com medidas necessárias, será possível transformar as pequenas mãos rudimentares em largos sorrisos no rosto.
Série: 2º ano Turma: C Data: 22/04/14
Prof. Osvaldo Epifánio
EDITORIAL
Assunto: Exploração do trabalho infantil.

Pequenas mãos, grandes explorações.

Relacionados