Reduzir, reutilizar e reciclar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão Ambiental

Redução, Reutilização e Reciclagem













AP. DE GOIÂNIA

2012



























Gestão Ambiental

Redução, Reutilização e Reciclagem



Trabalho apresentado à Colégio e Faculdade Suld’América, como requisito parcial para elaboração da nota N2 de Gestão Ambiental, 2° Módulo.Orientador: João Paulo.






AP. DE GOIÂNIA

2012

Introdução

Hoje falaremos sobre os três “R” onde temos à REDUÇÃO, RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO.
Esses três “R” são da sustentabilidade onde está sendo proposto pelo mundo para que possamos cuidar de nossas riquezas naturais. Para que a humanidade tenha um futuro.
Este trabalhodiscutirá sobre esse tema de atualidade e importância, para melhor entendermos. Para que seja de entendimento geral e claro também para que seja feito.
Hoje o mundo passa por diversas “anomalias” devido ao uso abusivo dos recursos e também do exagero de lixo produzido no mundo.







































Entendimento


Para quepossamos falar sobre os 3 “R” do projeto sustentabilidade, devemos primeiro entender o porquê desta necessidade.
Hoje falamos em 30 bilhões de toneladas de lixo sólido produzidos no mundo, estima-se que o lixo aumentou 3 vezes mais que a população mundial nos últimos 30 anos, fazendo que comece a acontecimentos de vários desastres naturais, e claro começar a se falar em escassez de recursosnaturais e essenciais a vida, exemplo é a água potável.
Mas claro não vamos entrar no mérito onde não é o foco deste trabalho. Para entrarmos no tema é necessário primeiro entender o que são esses 3 “r”, nada mais é do que práticas que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e meio ambiente. Adotando estas práticas, é possível diminuir o custo de vida (reduzir gastos,economizar) podendo favorecer o desenvolvimento sustentável (desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente).
Reduzir
A redução nada mais é que fazer utilização com qualidade, visando reduzir excessos no nosso dia a dia, ou seja, dentre outras palavras começarmos a cortar os gastos extras com coisas que realmente não “precisamos” que apenas compramos para satisfazer um ego. Portanto,reduzir significa comprar bens e serviços de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios. O consumo consciente é importante não só para o bom funcionamento das finanças domésticas como também para o Meio Ambiente.

Como fazemos para reduzir


Colocarei exemplos simples de como reduzir com qualidade onde acredito que todos possam praticar.
• Uso racional da água: nãodesperdiçar, tomar banhos curtos, não usar água para lavar calçadas, fechar a torneira quando estiver escovando os dentes, não deixar que ocorram vazamentos na rede de água, etc..
• Economia de energia: usar aquecimentos solar nas casas (projeto que as vezes possa parecer caro, mas logo depois se nota a economia em questão financeira), apagar as lâmpadas de cômodos desocupados, usar lâmpadasfluorescente, usar o chuveiro elétrico para banhos curtos, etc..
• Economia de combustíveis: fazer percursos curtos a pé ou de bicicleta ( ir ao mercado, padaria, locais onde o desgaste físico não seja tão grande para utilizar bicicletas ou ir a pé), ale de gerar economia, ainda estamos falando sobre saúde pessoal e diminuição a poluição do ar.

Reutilizar

Reutilizar também é reduzirconsumo exagerado, pois sempre desfazemos daquilo que achamos não mais ser necessário ou que não serve mais aquele propósito.
Reutilizar na sustentabilidade se baseia em reutilizar matérias que, teoricamente, iriam para o lixo, em outras coisas. Ou seja, reutilizar é aproveitar ao máximo tudo que você tem na sua empresa, casa ou qualquer outro tipo de ressinto.
Para se ter uma...
tracking img