Reduzir, reutilizar, reciclar: trabalhando sustentabilidade com alunos de ensino fundamental ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR: TRABALHANDO SUSTENTABILIDADE COM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL II.



M.A.L Autor¹, E.C.B.S Autor², P.T.S.L. Autor³
¹Colégio Militar do Corpo de Bombeiros- CE ,² Colégio Militar do Corpo de Bombeiros-CE, ³ Colégio Militar do Corpo de Bombeiros-CE
Michelangelo-lima@hotmail.com– enoe@ig.com.br-thayla-lemos@hotmail.com







RESUMO

Apartir da década de 1970, com a ampliação dos movimentos ecológicos no mundo, intensificaram-se as discussões a respeito dos problemas ambientais causados pelos seres humanos e pela busca de um padrão de vida capaz de conciliar desenvolvimento econômico, igualdade social e preservação dos recursos naturais. Foi nesse contexto que emergiu um novo modelo socioeconômico denominado desenvolvimentosustentável.

Uma maneira eficaz de aplicação desse modelo é o espaço escolar, onde podem ser formados indivíduos conscientes de como as atitudes antrópicas podem desencadear profundas sequelas ao meio ambiente.

Com o objetivo de promover uma sensibilização com relação à preservação dos recursos naturais, realizou-se uma palestra sobre reciclagem e coleta seletiva, com alunos do 8º ano doColégio Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, sendo posteriormente aberto um espaço para que os estudantes pudessem discutir e fazer uma reflexão sobre como suas atitudes podem desempenhar um grave impacto ambiental no meio em que vivem.

Palavras-chave: Sustentabilidade, Meio Ambiente, Reflexão, Atitudes.

INTRODUÇÃO

Ao longo da sua história, os seres humanos têm utilizado de formaindiscriminada os recursos naturais que são indispensáveis para a garantia de sua sobrevivência, sem se preocupar se são provenientes de uma fonte renovável ou não.

Nas últimas décadas, a progressiva elevação dos níveis de consumo, tanto nos países desenvolvidos como nos países subdesenvolvidos industrializados e nas nações com economia em transição, vem exigindo a ampliação e a diversificação daprodução industrial, de forma a atender o mercado consumidor. Além do crescimento da população mundial, esse incremento da atividade fabril tem implicado em um aumento na demanda por recursos primários (agrícolas, florestais, minerais, energéticos, etc.) e, consequentemente, maiores transformações no espaço geográfico.

Ao debatermos sustentabilidade estamos discutindo de forma direta eindireta aspectos de interesse da sociedade como saúde, preservação dos recursos naturais e redução do desmatamento, assim como economia, emprego, renda e cidadania.

Sabemos que o desenvolvimento da humanidade foi determinado pelo controle e emprego das diferentes formas de recursos energéticos, devido às necessidades e disponibilidade de cada momento e lugar.

A reflexão que deve ser feita pelaspessoas deve ser sobre a utilização racional dos recursos naturais, sabendo que estes precisam ser preservados, e que não podem ser repostos depois de consumidos.



FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Um grave problema ambiental característico da sociedade de consumo é a falta de um destino adequado para o lixo por ela produzido. A elevação contínua dos níveis de consumo, principalmente nos países ricos,e as constantes inovações tecnológicas aplicadas às mercadorias e aos serviços têm gerado uma quantidade cada vez maior de resíduos sólidos, que não passam por um processo adequado de reciclagem, abarrotando os aterros sanitários ou sendo despejados em locais inapropriados, como rios e mares.

Desenvolvimento sustentável é um amplo conceito que tem sido muito discutido por diferentes segmentosda sociedade e possui diversos enfoques. Entre eles destaca-se a ideia de relacionar a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico, permitindo às gerações futuras a habitabilidade da Terra, considerando os modelos tecnológicos já utilizados e as alternativas de adaptação aos mesmos. Desse modo, o conceito de desenvolvimento sustentável está associado a ações que exigem uma eficiência...
tracking img