Redutores de velocidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IFES
Instituto Federal do Espirito Santo

Redutores de velocidades
(caixa de redução)

Samuel Ferraz
Márcio Rios
Ricardo Braga
Jadson Santos
Thássio Marques

IFES – São Mateus
2012
Samuel Ferraz
Márcio Rios
Ricardo Braga
Jadson Santos
Thássio Marques

Redutores de velocidades
(caixa de redução)

Trabalho apresentado ao Professor Manoel da disciplinade elementos de maquinas da turma do 2° modulo, turno noturno do curso de mecânica técnica.


IFES – São Mateus
2012
Introdução

Neste trabalho iremos falar sobre redutores de velocidades, que são elementos de maquinas responsáveis pela redução e variação da velocidade de rotação de um eixo. Os redutores podem ser acionados por meio de motores elétricos, de combustão interna ehidráulica ale de pode ser acionado também por meio de turbinas.

Redutores de velocidade

Redutor de velocidade é um dispositivo mecânico que reduz a velocidade (rotação) de um acionador (geralmente um motor, elétrico ou não).
Seus principais componentes são basicamente: Eixos de entrada e saída, rolamentos, engrenagens e carcaça.
O redutor de velocidade é utilizado quando énecessária a adequação da rotação do acionador para a rotação requerida no dispositivo a ser acionado.
Devido às leis da física, quando há redução da rotação, aumenta-se o torque disponível e vice-versa.
Existem diversos tipos e configurações de redutores de velocidade, sendo os mais comuns os redutores de velocidade por engrenagens. Essas engrenagens, por sua vez, podem ser cilíndricas ou cônicas.Pode-se ainda utilizar o sistema coroa e rosca sem fim.
Já os dentes das engrenagens podem ser retos ou helicoidais. Quando há intenção de se reduzir a vibração e ruído utiliza-se, nos redutores, engrenagens de dentes helicoidais, já que a transmissão de potência, nesse caso, é feita de maneira mais homogênea. Por outro lado, as engrenagens de dentes retos são mais simples de serem fabricadas epor isso apresentam menor custo.
Existe ainda o redutor do tipo epicicloidal. Este tipo de redutor utiliza em sua configuração, engrenagens comuns de dentes retos e uma ou mais engrenagens de dentes internos. Os redutores epicicloidais são normalmente indicados quando se procura um sistema mais compacto e com capacidade para trabalhar com altas taxas de redução.
Os redutores develocidade trabalham normalmente com apenas uma taxa de redução. No caso de existir a possibilidade de atuar no dispositivo e alterar a taxa de redução, este passa a ser chamado de câmbio ou caixa de marchas.
Existem também equipamentos que permitem a alteração gradual da taxa de redução, sendo estes chamados variadores de velocidade. Um exemplo moderno de variador de velocidade aplicado à áreaautomobilística é o câmbio CVT - Continuosly Variable Transmission - utilizado atualmente pela Honda.
Existem também estudos para desenvolvimento de novos tipos de redutores de velocidade. Um deles é a concepção do redutor de velocidade esférico. Ele é baseado nos mesmos princípios de funcionamento dos rolamentos de esferas e fusos de esferas recirculantes e visa apresentar como principaisvantagens menor vibração e atrito, tamanho reduzido e menores folgas.
Existem diferentes tipos de varia redutores de velocidade, de acordo com os diferentes tipos e combinações de transmissões.

Redutores por engrenagens

a) Redutores (variadores de dois eixos)
Esses variadores possuem dois ou mais pares de engrenagens que ligam entre si dois eixos apoiados em mancais fixos. O variador mais simplesdesse tipo e o variador básico de dois escalões.
Nesse tipo a velocidade angular de acionamento (rotação principal de entrada) é transformada, uma vez pelos pares de engrenagem 1-2 e, a seguir, pelas engrenagens 3-4 para a velocidade final. Os variador-redutores de engrenagens podem ser de engrenagens cilíndricas (de dentes retos, dentes helicoidais e rosca sem-fim) e engrenagens cônicas de...
tracking img