Redutor de velocidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA



REDUTOR

JUNDIAÍ 2012

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA





Trabalho sobre REDUTORAplicações mecânicas


Professor Fábio Gatamorta



Redutor de velocidade é um dispositivo mecânico que reduz a velocidade (rotação)de um acionador.
O redutor de velocidade é utilizado quando é necessária a adequação da rotação do acionador para a rotação requerida no dispositivo a ser acionado.
Um redutor consistenum conjunto de eixos com engrenagens cilíndricas de dentes retos, helicoidais, cônicas ou somente com uma coroa com parafuso sem fim, que tem como função reduzir a velocidade de rotação do sistema deacionamento do equipamento.
Consequentemente com a redução da velocidade tem-se um aumento significativa no torque transmitido.
Existem diversos tipos e configurações de redutores develocidade, sendo os mais comuns os redutores de velocidade por engrenagens.

PARTES COMPONENTES:

A parte fundamental de um redutor são as engrenagens. Através delas reduz-se a velocidade derotação da transmissão, pois o contato entre engrenagens de menor e maior número de dentes (variação no diâmetro) possibilita a redução desejada.

Carcaça: Normalmente fabricada em chapa de açode baixo carbono ou ferro fundido, montada com solda ou alumínio, podendo ser bipartida ou apenas com abertura nas tampas dos mancais. Em alguns casos, ele é tratado termicamente para alivio dastensões de solda ou fundição.

Os dentes das engrenagens podem ser retos ou helicoidais. Quando há intenção de se reduzir a vibração e ruído utiliza-se, nos redutores, engrenagens de denteshelicoidais, já que a transmissão de potência, nesse caso, é feita de
maneira mais homogênea. Por outro lado, as engrenagens de dentes retos são mais simples de serem fabricadas e por isso apresentam...
tracking img