Redutor de velocidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedade e Contemporaneidade

São chamados teóricos clássicos das Ciências Sociais (Marx, Durkheim, Weber) porque discutiram e analisaram com profundidade estas questões; e, devido às suas contribuições, servem até hoje de inspiração para os sociólogos contemporâneos e outros cientistas sociais. As CIÊNCIAS SOCIAIS, por apresentarem diferentes abordagens, métodos, instrumentos, conceitos paraestudar a mesma realidade social (sociedade capitalista); por haverem discordâncias entre os mesmos quanto à objetividade científica aplicada no conhecimento da vida social; quanto à natureza da sociedade (sua origem e problemas); os fenômenos sociais (observáveis ou não) que devem ser estudados; têm três respostas clássicas para estas questões.

Você sabia que foi a partir dos clássicos dasCiências Sociais que foi possível conhecer a sociedade capitalista?

Toda ciência possui um objeto de estudo. Objeto de estudo, significa a área ou campo do saber e/ou de estudo a que as ciências se dedicam. No caso das Ciências Sociais, sua área de estudo explica as razões que tornaram possível os homens (com seus diferentes sistemas políticos, econômicos, crenças, valores, formas de agir, pensar esentir) viverem em sociedade. A concepção do objeto das ciências sociais depende da resposta que se dá à questão sobre: o que torna possível a organização social das relações entre os homens em sociedade?

Objeto de estudo: Ciências Sociais?
A resposta a pergunta: o que torna possível a organização social das relações entre os homens na sociedade, delimita o objeto de estudo e de explicaçãodas Ciências Sociais.

Mas, antes de aprofundarmos você sabe o que é objeto de uma ciência?

Fonte 2: Arquivo Ulbra Ead

N

este capítulo serão estudadas as teorias clássicas sobre o objeto de estudo das Ciências Sociais, a partir das concepções de Weber, Durkheim e Marx.

www.ulbra.br/ead

23

Concepções Teóricas Clássicas das Ciências Sociais: Weber, Durkheim e Marx

CONCEPÇÕESTEÓRICAS CLÁSSICAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: WEBER, DURKHEIM E MARX

Fonte 1: Arquivo Ulbra Ead /Wikipedia

Sociedade e Contemporaneidade

A teoria Funcionalista: Émile Durkheim
escendia de uma família de rabinos. Ele mesmo começou seus estudos para converter-se em rabino, mas, na adolescência, rechaçou sua herança e tornou-se agnóstico. Desde então, seu interesse pela religião era mais acadêmicodo que religioso. Esforçou-se para adquirir conhecimentos científicos para contribuir na direção moral da sociedade. Embora tenha se interessado pela sociologia científica, na sua época não existia um campo para esta disciplina. Em 1893, publicou sua tese de doutorado A Divisão do Trabalho Social; em 1895, As regras do método sociológico, e; em 1902, passou a dar aulas na famosa Universidadefrancesa Sorbonne. Ele exerceu uma forte influência no desenvolvimento da sociedade. Na revista Lánnée Sociologique, fundada por ele, publicou vários escritos no campo da antropologia, história e da lingüística.

D

Émile Durkheim, nascido em 1858, na França. Durkheim faleceu em Paris no dia 15 de novembro de 1917.

Os pressupostos básicos da TEORIA FUNCIONALISTA
Neste texto, desenvolveremos ospressupostos básicos da Teoria Funcionalista, enfatizando o trabalho sociológico escrito por Durkheim. Sua obra marcou a etapa mais decisiva na consolidação acadêmica da sociologia; contribuindo para emancipá-la das demais ciências e definindo com precisão o objeto, o método e aplicação desta nova ciência. Durkheim determinou como objeto da sociologia o “fato social”, definindo o mesmo como:Afirmava que nem tudo o que acontece na sociedade é fato social, pois se assim fosse, a sociologia não teria objeto próprio e o seu domínio viria a se confundir com o da história, antropologia e psicologia. Para um acontecimento social se formalizar como fato social, segundo Durkheim, seria necessário: a. Ser EXTERIOR AO INDIVÍDUO, (exterioridade) ou seja, quando os fatos sociais existem e atuam...
tracking img