Universidade Estadual de Campinas
Instituto de Estudos da Linguagem

HL 321 - Fonética Experimental

Redução do encontro consonantal: comparativo entre o processo fonológico em crianças eadultos

Doscente: Prof. Dr. Plínio Almeida Barbosa
Discentes: Isabela Barros Gonçalves
Mayara Fieri

I. INTRODUÇÃO

Vigotski ao discursar a respeito da origem do pensamentoe linguagem afirmou que assim como acontece no reino animal, no humano, o pensamento e a linguagem têm origens diferentes. “Inicialmente a linguagem não é verbal e o pensamento não é intelectual”, mas aos dois anos deidade as curvas desses desenvolvimentos se cruzam determinando um novo tipo de comportamento: o pensamento verbal e a linguagem racional. “Inicialmente a criança aparenta usar linguagem apenas para interação superficial emseu convívio, mas, a partir de certo ponto, esta linguagem penetra no subconsciente para se constituir na estrutura do pensamento da criança”. (VIGOTSKI, 1996).

Antes de discorrer a respeito da linguagem oral, énecessário compreender o processo na produção da fala: “graças à atuação do sistema respiratório, laríngeo e supra-laringeo, a fala se constitui da conceitualização à articulação, vai transformando representações extremamenteabstratas em níveis inferiores de abstração até chegar aos comandos neuro-motores, aos articuladores; é uma movimentação destes que modula o fluxo de ar, produzindo o som”. (BARBOSA)

Com esses fundamentos, os estudos sobre odesenvolvimento da linguagem expressiva revelam como este ocorre nos primeiros anos de vida: “período em que os fonemas são adquiridos e estabelecidos quanto às posições nas sílabas e nas palavras e de acordo com umacronologia que é, ao que parece, similar para a maioria das crianças”. (FERRANTE, 2009).

Na criança, além do desenvolvimento fonológico, os articuladores também estão em processo de maturação, o que exerce alta [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). Redução do encontro consonantal: comparativo entre o processo fonológico em crianças e adultos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Redu%C3%A7%C3%A3o-Do-Encontro-Consonantal-Comparativo-Entre/75849.html

MLA

"Redução do encontro consonantal: comparativo entre o processo fonológico em crianças e adultos" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Redu%C3%A7%C3%A3o-Do-Encontro-Consonantal-Comparativo-Entre/75849.html>.

MLA 7

"Redução do encontro consonantal: comparativo entre o processo fonológico em crianças e adultos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Redu%C3%A7%C3%A3o-Do-Encontro-Consonantal-Comparativo-Entre/75849.html>.

CHICAGO

"Redução do encontro consonantal: comparativo entre o processo fonológico em crianças e adultos." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Redu%C3%A7%C3%A3o-Do-Encontro-Consonantal-Comparativo-Entre/75849.html.