Redução de custos utilizando as ferramentas de qualidade nas recapadoras e remoldadora.

Páginas: 15 (3647 palavras) Publicado: 4 de maio de 2011
Tema: REDUÇÃO DE CUSTOS UTILIZANDO AS FERRAMENTAS DE QUALIDADE NAS RECAPADORAS E REMOLDADORA.

Problema: Como reduzir custos em recapadoras e remoldadoras de pneus utilizando as ferramentas de qualidade?

Objetivos

 Relacionar as técnicas de qualidade que podem reduzir custos nas recapadoras e remoldadoras;
 Demonstrar a utilização do ciclo PDCA e o diagrama de Ishikawa na redução decustos.

2. Fundamentação Teórica

2.1 O SURGIMENTO DO PNEU

O pneu surgiu juntamente com a Revolução no setor dos transportes, que ocorreu no século XIX. O invento veio da necessidade de substituir as rodas de madeira e ferro usadas em carroças da época.
Porém, o grande advento do pneu trouxe consigo a problemática socioambiental. O fato é que a maioria dos pneus está sendo abandonados emlocais inadequados, interferindo negativamente na qualidade de vida da população e no ecossistema.
O autor ainda destaca que uma forma encontrada para amenizar esse impacto é a utilização de metodologias de reciclagem e reaproveitamento. Entre essas medidas, a recapagem é um mecanismo bastante utilizado para combater o descarte incorreto de pneus usados.
A alternativa de recapar pneus, faz comque a empresa reformadora adote estratégias de desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental. É um processo criativo humano para gerir novas possibilidades produtivas, inserindo valores e hábitos que estabelecem sinergia no âmbito social, ambiental e tecnológico.
Segundo dados de informativos técnicos, Taliotto (2009) o processo de recapagem de pneus, em que a camada superior dabanda de rodagem é reposta e vulcanizada, permite aumentar a vida útil do pneu em 100% e proporcionar uma economia de 80% de matéria-prima em relação à produção de pneus novos. Além disso, a atividade de recapagem utiliza energia limpa em seu processo, ou seja, não gera efluentes líquidos e não polui o ar, os resíduos sólidos gerados são 100% recicláveis. É uma atividade pioneira em termos dereciclagem, gerando milhões de novos empregos e movimentando uma indústria que não para de crescer.
Conforme dados técnicos fornecidos pela Revista PNEWS (2009). O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de recauchutagem de pneus (processo de reforma completa do pneu, no qual a recapagem está inserida). Reforma cerca de 15 milhões de pneus por ano, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, queatinge a casa dos 18 milhões de unidades, só para o setor de transportes.
Atualmente, o Brasil conta com avançada tecnologia voltada para a área de recapagem, sendo que a maior parte das empresas é informatizada. O mesmo tem investido continuamente no desenvolvimento de sistemas de gestão tanto ambiental quanto tecnológico, o que lhe confere uma posição de destaque junto a vários países na lutapela preservação ambiental. ( MACHADO, 2009 )

2.2. Como funciona o processo de reforma
Os pneus, ao chegarem à reformadora, são, ainda durante o recebimento, submetidos a uma inspeção inicial, que é de extrema importância para realizar um serviço de qualidade, além de diminuir os custos de produção e controlar o material que entra na empresa. Durante a etapa de inspeção é feita uma limpeza nopneu para facilitar a avaliação e manter limpos os sucessivos setores da reformadora ( PNEWS, 2009)
O pneu, então, passa por um exame preliminar para selecionar as carcaças que estejam em condições de reforma ou conserto.
Algumas carcaças de pneus acabam não passando da inspeção inicial por apresentarem danos que limitam a sua vida útil, são chamados pneus inservíveis. Os quais por sua vez,através da própria reformadora, ganham um destino ecologicamente correto.

Segundo Bandag (2009) Alguns requisitos são necessários para que o pneu possa ser recapado, são eles:
• A estrutura geral de uma carcaça não deve apresentar cortes nem deformações;
• A banda de rodagem deve ainda apresentar sulcos e saliências que permitam sua aderência ao solo;
• A carcaça não deve apresentar sinais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ferramentas da qualidade custos voltada para panificação
  • Analise do processo produtivo utilizando ferramentas de gestão da qualidade
  • A gestão de estoque como ferramenta para redução de custos em empresas calçadistas
  • Custo da qualidade, ferramenta gerencial de tomada de decisão: melhorando a qualidade e reduzindo custos.
  • TOMADA DE DECISÃO GERENCIAL, UTILIZANDO COMO APOIO AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
  • Processo de integração contínua em ambiente de qualidade controlada utilizando ferramenta open source
  • Redução de custos
  • a Redução de custos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!