Redução de custos da programação diária de tripulações de ônibus urbano via metaheurísticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 68 (16970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Redução de custos da programação diária de tripulações de ônibus urbano via metaheurísticas

“O homem se torna muitas vezes o que ele próprio acredita que é. Se eu insisto em repetir para mim mesmo que não sou capaz de realizar alguma coisa, é possível que realmente seja incapaz de fazê-la. Ao contrário, se tenho a convicção de que posso fazê-la, certamente adquirirei capacidade derealizá-la, mesmo que não a tenha no começo”.
( Gandhi )

RESUMO
Este trabalho aborda o Problema de Programação de Tripulações (PPT) no Sistema de Transporte Público. Tal problema consiste em atribuir um conjunto de tarefas aos tripulantes de uma dada empresa de forma que todas as viagens das linhas sob responsabilidade desta sejam executadas com o menor custo possível. A solução do PPT é umconjunto de jornadas diárias de trabalho de tripulantes. Neste trabalho, o PPT foi abordado utilizando as metaheurísticas Método de Pesquisa em Vizinhança Variável (VNS), Simulated Annealing (SA) e Busca Tabu (BT). Esses métodos exploram o espaço de soluções utilizando diferentes estruturas de vizinhança, as quais modificam as jornadas de trabalho através de operações de troca realizadas com suastarefas. Cada solução gerada pelos métodos é avaliada por uma função baseada em penalidades que visa atender a legislação trabalhista, as regras operacionais da empresa, assim como melhorar o aproveitamento da mão-de-obra operacional.

Palavras-chave: Programação de Tripulações, Método de Pesquisa em Vizinhança Variável, Simulated Annealing, Busca Tabu


viii

SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO........................................................................................................................................... 1 1.1. ORIGEM DO TRABALHO ......................................................................................................................... 3 1.2. IMPORTÂNCIA DO TRABALHO............................................................................................................... 3 1.3. OBJETIVOS ............................................................................................................................................. 4 1.3.1. Objetivo Geral .............................................................................................................................. 5 1.3.2. Objetivos Específicos................................................................................................................... 5 1.4. LIMITAÇÕES DO TRABALHO .................................................................................................................. 6 1.5. ESTRUTURA DO TRABALHO .................................................................................................................. 7 2. REVISÃOBIBLIOGRÁFICA.................................................................................................................. 8 2.1. INTRODUÇÃO ......................................................................................................................................... 8 2.2. ESCALAS DE TRABALHO PARA MOTORISTAS E COBRADORES DE ÔNIBUS ........................................... 102.2.1. Método Hastus............................................................................................................................ 10 2.2.2. Os Métodos heurísticos de divisões sucessivas ......................................................................... 11 2.2.3. O método de cobertura de conjuntos......................................................................................... 11 2.3. ESCALAS DE TRABALHO PARA TRIPULAÇÃO FERROVIÁRIA ................................................................ 11 2.4. ESCALA DE TRABALHO PARA TRIPULAÇÃO AÉREA ............................................................................. 12 2.5. DESIGNAÇÃO DE ESCALAS DE TRABALHOS PARA MOTORISTAS E COBRADORES DE ÔNIBUS. ............. 13 2.6. MÉTODOS DE BUSCA LOCAL...
tracking img