Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dispositivos de Rede

Para que as informações sejam compartilhadas em uma rede de computadores é necessário dispor de equipamentos ativos, passivos e de equipamentos periféricos, além da própria infraestrutura de cabos, sistemas elétricos, aterramento, sistema operacional etc.

Placas de Rede

A placa de rede, ou adaptador de LAN, ou ainda Network Interface Card (NIC) funciona como umainterface entre o computador e o cabeamento da rede. São circuitos que conectam um nó na rede. Normalmente é uma placa de expansão que deve ser conectada em um dos slots localizados no computador. Juntamente com o software da rede e com o Sistema Operacional, a placa de rede trabalha para poder transmitir e receber mensagens a partir d rede.



Placa de rede Ethernet PCI

Suas principaisfunções são: mover os dados para dentro da memória RAM do computador, gerar o sinal elétrico que trafega através do cabo da rede e controlar o fluxo de dados no sistema de cabeamento da rede. A placa de rede possui uma área de armazenamento (buffer) que retém os dados por certo período de tempo para compatibilizar a velocidade de tráfego entre o computador e a rede.






RepetidoresSão elementos de hardware utilizados para a conexão de dois ou mais segmentos de uma LAN com a função de reconstituir e retransmitir os sinais elétricos do meio físico. São dispositivos da camada física do modelo RM-OSI que recebem, amplificam e retransmitem sinais. Eles amplificam o sinal recebido de um segmento de rede e repetem esse mesmo sinal no outro segmento. Alguns modelos possuemrecursos de autoparticionamento, ou seja, ocorrendo uma falha dos segmentos da rede, o dispositivo irá efetivamente isolar o acesso à conexão defeituosa, permitindo que a transmissão de dados aos segmentos remanescentes não seja afetada.
A limitação do número de repetidores ocorre de acordo com o protocolo utilizado (no protocolo Ethernet o número máximo é de quatro). Ou seja, um sistema pode contervários cabos e repetidores, mas dois transceptores não podem estar a mais de 2,5 km de distância, e nenhum caminho entre dois transceptores pode atravessar mais de quatro repetidores.

Um repetidor exerce a função de regenerador de sinal entre dois segmentos de redes locais. Eles são necessários para fornecer corrente para controlar cabos longos. Um repetidor permite interconectar dois segmentosde redes locais de mesma tecnologia e eventualmente, opera entre meios físicos de tipos diferentes (10base2 e 10base5, por exemplo). Como resultado é possível aumentar a extensão de uma rede local, de forma que o conjunto de segmentos interconectados se comporte como um único segmento.

Repetidor

Aplicação de Repetidores

Hub's

Um hub, concentrador ou Multiport Repeater, nada mais é doque um concentrador de fiação. É um repetidor que promove um ponto de conexão física entre os equipamentos de uma rede. O Hub é basicamente um pólo concentrador de fiação, e cada equipamento conectado a ele fica num seguimento próprio. Por isso, isoladamente um hub não pode ser considerado como um equipamento de interconexão de redes, ao menos que tenha sua função associada a outros equipamentos,como repetidores.

Os Hub's permitem dois tipos de ligação entre si. Os termos mais conhecidos no mercado para definir estes tipos de ligações são: cascateamento e empilhamento.

• Cascateamento: Define-se como sendo a forma de interligação de dois ou mais Hub’s através de portas de interface com a rede (RJ-45, BNC etc.).

• Empilhamento: Define-se como sendo a forma de interligação dedois ou
mais Hub's através de portas especificamente projetadas para tal, ou seja, cada fabricante possui um tipo de interface. Desta forma, Hub’s empilhados se tornam um único repetidor.

Hub

Aplicação do Hub

Switches

Trata-se de uma evolução do hub, com funções de pontes e roteadores e hardware especial que lhe confere baixo custo e alta eficiência. Ele possui barramentos internos...
tracking img