Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
As redes wireless ou sem fio, surgiram da mesma forma como outras tecnologias, ou seja, no meio militar. A troca de informações em cenário de combate deveria ser feitas de forma simples e segura. Com o tempo, esta tecnologia evoluiu deixando de ser de uso restrito dos militares tornando-se acessível a empresas, faculdades e aos usuários domésticos. Contudo, as informações corretascontinuam sendo o alvo principal desta tecnologia. Neste trabalho falaremos sobre algumas formas que podem prejudicar ou não esta tecnologia.

1. Mas o que é Wireless?

Wireless é uma tecnologia sem fio que nos permite fazer uma conexão entre pontos diferentes sem a necessidade do uso de cabos. É feito através de uma antena e de um radio para transmissão dos sinais eletromagnéticos.
Estes sinaissão transmitidos para o ar livre na forma de ondas de radio e se propagam em linha reta e em todas as direções.
Podemos imaginar estas ondas como círculos que aumentam a sua forma conforme se distanciam do ponto de origem, ou seja, da antena.
Não necessitamos de uma antena para visualizar estas ondas, basta pegarmos uma pedra e jogarmos em um lago, veremos pequenas ondas aumentando o seu raioconforme se afastam do local onde esta pedra caiu. 
[pic]
Fig. 1 – Ondas se propagando
Por se propagarem ao ar livre, estas ondas podem sofrer varias interferências que podem ou não prejudicar as informações transmitidas e/ou recebidas. Estas interferências são: Reflexão, Refração, Difração, Absorção e Espelhamento.

2. Interferências Eletromagnéticas

1. Reflexão


Quando um sinal deRF (Radio Frequência) incide sobre um objeto de dimensões muito largas em comparação com o comprimento de onda do sinal, ocorre a reflexão. Prédios, paredes e muitos outros obstáculos podem causar reflexões. Conforme a superfície do obstáculo, o sinal refletido pode permanecer intacto ou sofrer uma perda por absorção de parte deste sinal.
As reflexões podem causar vários problemas em redeswireless como a degradação ou cancelamentos do sinal original ou buracos em uma área de cobertura. No interior de um escritório com varias pequenas peças metálicas de formas diferentes ou mesmo em áreas urbanas com vários obstáculos, podem fazer estas ondas refletirem e pegar diferentes direções fazendo com que o sinal chegue ao destino com diferentes tempos.
[pic]
Fig. 2 – Reflexão de sinal
Poremem alguns casos, este efeito pode ser aproveitado, podemos notar conforme a figura acima, que o ângulo que uma onda atinge uma superfície, é o mesmo ângulo em que ela é refletida. Este efeito é utilizado em antenas parabólicas para concentrar as ondas de radio que se chocam em sua superfície para uma direção comum.
[pic]
Fig. 3 – Concentração de Sinais de RF em uma Parabólica
2.2Refração
O desvio que uma onda de radio sofre ao passar por um meio de densidade diferente, é chamado de refração.
O que acontece de fato, quando a onda de radio atravessa um meio de densidade diferente da densidade do meio anterior, uma parte da onda é refletida e outra parte é desviada para outra direção.
Em longas distancias, as condições atmosféricas estão sujeitas a variações (chuva, nuvensbaixas, poluição do ar, podem alterar a densidade do meio por onde trafegam as ondas eletromagnéticas) e a refração pode fazer com que o sinal tenha um desvio muito acentuado e este sinal pode acabar não chegando ao seu destino.
[pic]Fig. 4 – Reflexão e Refração
3. Difração
Quando o percurso entre o transmissor e o receptor sofre uma obstrução por uma superfície com irregularidadesem suas bordas, ocorre a difração.
Quando isso ocorre, uma parte do sinal é desviada de sua direção original e passa a circundar esta superfície, perdendo um pouco da sua velocidade de propagação enquanto que a outra parte do sinal continua com sua velocidade de propagação original.
O sinal pode até ser totalmente bloqueado, dependendo do tamanho do objeto que esteja causando este bloqueio....
tracking img