Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FEAN - Faculdades Energia de Administração e Negócios
Professor: Márcio Magnus dos Santos
Disciplina: Redes de Computadores II
Alunos:
AV2-1

Exercícios de fixação (Redes de Computadores e a Internet)
Capítulo 1 Questões de revisão

Seção 1.1

1. Qual é a diferença entre um hospedeiro e um sistema final? Cite os tipos de sistemas finais. Um servidor Web é um sistema final?

2. Apalavra protocolo é muito usada para descrever relações diplomáticas. Dê um exemplo de um protocolo diplomático.

Seção 1.2

3. O que é um programa cliente? O que é um programa servidor? Um programa servidor requisita e recebe serviços de um programa cliente?

4. Cite seis tecnologias de acesso, Classifique cada uma delas nas categorias acesso residencial, acesso corporativo ou acesso móvel.5. A taxa de transmissão HFC é dedicada ou é compartilhada entre usuários? É possível haver colisões na direção provedor-usuário de um canal HFC? Por quê?

6. Cite seis tecnologias de acesso residencial disponíveis em sua cidade. Para cada tipo de acesso, apresente a
taxa downstream, a taxa upstream e o preço mensal anunciados.

7. Qual é a taxa de transmissão de LANsEthernet? Para uma dadataxa de transmissão, cada usuário da LAN
pode transmitir continuamente a essa taxa?

8. Cite alguns meios físicos utilizados para instalar a Ethernet.

9. Modems discados, HFC e ADSL são usados para acesso residencial. Para cada uma dessas tecnologias de acesso, cite uma faixa de taxas de transmissão e comente se a largura de banda é compartilhada ou dedicada.

10. Descreva as tecnologiasde acesso sem fio mais populares atualmente. Faça uma comparação entre elas.

Seção 1.3

11. Qual é a vantagem de uma rede de comutação de circuitos em relação a uma de comutação de pacotes? Quais são as vantagens da TDM sobre a FDM em uma rede de comutação de circuitos?

12. Por que se afirma que a comutação de pacotes emprega multiplexação estatística? Compare a multiplexação estatísticacom a multiplexação que ocorre em TDM.

13. Suponha que exista exatamente um comutador de pacotes entre um computador de origem e um de destino. As taxas de transmissão entre a máquina de origem e o comutador e entre este e a máquina de destino são RI e R2', respectivamente. Admitindo que um roteador use comutação de pacotes do tipo armazena e reenvia, qual é o atraso total fim a fim para enviarum pacote de comprimento L? (Desconsidere formação de fila, atraso de propagação e atraso de
processamento) .

14. Qual é principal diferença que distingue ISPs de nível 1 e de nível 2? Suponha que usuários compartilhem um enlace de 2 Mbps e que cada usuário transmita continuamente a 1 Mbps, mas cada um deles transmite apenas 20
por cento do tempo. (Veja a discussão sobre multiplexaçãoestatística na Seção 1.3).

a. Quando a comutação de circuitos é utilizada, quantos usuários podem usar o enlace?

b. Para o restante deste problema, suponha que seja utilizada a comutação de pacotes. Por que não haverá atraso de fila antes de um enlace se dois ou menos usuários transmitirem ao mesmo tempo? Por que haverá atraso de fila se três
usuários transmitirem ao mesmo tempo?

c. Determine aprobabilidade de um dado usuário estar transmitindo.

d. Suponha agora que haja três usuários. Determine a probabilidade de, a qualquer momento, os três usuários transmitirem simultaneamente. Determine a fração de tempo durante o qual a fila cresce.

Seção 1.4

16. Considere o envio de um pacote de uma máquina de origem a uma de destino por uma rota fixa. Relacione os componentes do atrasoque formam o atraso fim a fim. Quais deles são constantes e quais são variáveis?

17. Visite o applet "Transmission versus Propagation Delay" no Companion Website. Entre as taxas, o atraso de propagação e os tamanhos de pacote disponíveis, determine uma combinação para a qual o emissor termine de transmitir antes que o primeiro bit do pacote chegue ao receptor.

18. Quanto tempo um pacote de...
tracking img