Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Protocolos TCP/IP
TCP é a sigla para a expressão inglesa Transmission Control Protocol e designa um protocolo de transporte standartizado para a interligação de redes baseadas em IP (nomeadamente a Internet). Operando no topo do IP, é responsável pela multiplexagem de sessões, recuperação de erros, fiabilidade da ligação entre extremos e controlo do fluxo.
UDP é um de User Datagram Protocol edesigna um protocolo sem conexão, que corresponde à camada de transporte no modelo ISO/OSI, usado pelos protocolos TCP/IP. O UDP converte as mensagens geradas por uma determinada aplicação em pacotes de informação para serem depois enviados  através do protocolo IP. Apesar de não verificar a recepção correta das mensagens, o UDP apresenta algumas vantagens sobre o TCP, nomeadamente ao nível daeficiência, sendo por isso utilizado para diversos fins, incluindo o SNMP. Quanto à confiabilidade, esta depende apenas da aplicação que gera a mensagem e não do UDP.
ICMP Internet Control Message Protocol é um protocolo TCP/IP que permite que computadores em uma rede compartilhem informações de erro e status. Muitas vezes, o ICMP é usado para solucionar problemas — por exemplo, a ferramenta Ping outiliza para solucionar problemas de TCP/IP.
OSPF (Open Shortest Path First) é projetado para trocar informações de roteamento em um conjunto de redes. 
A maior vantagem do OSPF é que ele é eficiente: requer pouquíssima sobrecarga de rede mesmo em conjuntos de redes muito grandes. Sua maior desvantagem é a complexidade: requer planejamento adequado e é mais difícil de configurar e administrar.O OSPF usa um algoritmo primeiro caminho mais curto (SPF) para calcular as rotas na tabela de roteamento. O algoritmo SPF calcula o caminho mais curto (menor custo) entre o roteador e todas as redes do conjunto de redes. As rotas calculadas pelo SPF são sempre livres de loops.
FTP File Transfer Protocol. É um protocolo usado para transferir arquivos através de redes TCP/IP e claro, tambématravés da Internet. Apesar de ser relativamente novo (o padrão foi estabelecido apenas em 1985, ao contrário do TCP/IP e do HTTP que foram criados durante a década de 70), o FTP logo tornou-se extremamente popular, pois é fácil de usar, seguro e oferece uma grande gama de recursos.
Trivial File Transfer Protocol (ou apenas TFTP) é um protocolo de transferência de ficheiros, muito simples, semelhanteao FTP. É geralmente utilizado para transferir pequenos ficheiros entre hosts numa rede, tal como quando um terminal remoto ou um cliente inicia o seu funcionamento, a partir do servidor
O DNS (Domain Name System) é um serviço que utilizamos sempre que fazemos um acesso à internet, mesmo que não saibamos disso. Quando digitamos um endereço em um Browser, ele irá fazer uso do DNS para transformar onome do host em um endereço IP.
Essa não é a única função desse protocolo, mas é um exemplo bem simples e que comprova como a nossa vida seria difícil sem ele, imagina decorarmos os endereços IP de todos os sites que acessamos todos os dias? Seria uma missão impossível.

DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é um protocolo de rede que permite aos clientes a uma rede IP parâmetros deconfiguração começar automaticamente. É um tipo de protocolo cliente / servidor em um servidor geralmente tem uma lista de endereços IP dinâmicos e irá atribuir aos clientes como eles ainda estão livres, sabendo o tempo todo que esteve em posse desse IP, muito tempo e ao qual foi atribuído o seguinte.
Este protocolo foi publicado em outubro de 1993, sendo documentado em RFC 2131 . Para DHCPv6 épublicado RFC 3315
Enlace
A camada de ligação de dados também é conhecida como de enlace ou link de dados. Esta camada detecta e, opcionalmente, corrige erros que possam acontecer no nível físico. É responsável por controlar o fluxo (recepção, delimitação e transmissão de quadros) e também estabelece um protocolo de comunicação entre sistemas diretamente conectados.
Transporte
A camada de...
tracking img