Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GUIA BÁSICO DE PROCEDIMENTOS DE RECICLAGEM E REAPROVEITAMENTO DO EPS

O Guia Básico foi preparado com o intuito de uniformizar a linguagem e os procedimentos quanto à reutilização do EPS no Brasil. Este material é destinado aos associados e deverá ser utilizado como apoio e em consultas, sempre que o associado for procurado ou questionado sobre reciclagem. Para que estes procedimentos revertamem resultados positivos, todos os associados deverão, NECESSARIAMENTE, estar envolvidos e comprometidos com o conteúdo deste Guia Básico. A Abrapex sugere que todo o profissional das empresas associadas que mantenha contatos com clientes, associações, imprensa etc., tenha uma cópia deste material em mãos.

INFORMAÇÕES GERAIS:
As informações abaixo e nas páginas seguintes são importantes paraque você tenha uma idéia melhor sobre o universo do lixo no Brasil.
O DESPERDÍCIO
O Brasil perde aproximadamente US$ 3 bilhões por ano em possibilidades não aproveitadas na reciclagem de seu lixo. Cerca de 35% do lixo que vai para os aterros é composto por materiais que poderiam ser reciclados ou reutilizados. Dados disponíveis sobre desperdícios no Brasil indicam índices em torno de 40 bilhõesde dólares anuais, envolvendo 35% da produção de hortifrutigranjeiros, 33% de material na construção civil, 20% da produção de grãos por armazenamento inadequado e 6,6% da produção de leite.

INFORMAÇÕES GERAIS:
OS PLÁSTICOS
Segundo a Abiquim, enquanto o consumo per capita atual de plástico nos EUA e na Europa chega a 100 kg e 80 kg, respectivamente, no Brasil, o consumo foi de 20 kg, em 98,bem superior a 92, quando a média ficou em torno de 8,8 kg. Apenas 4% do total de produção mundial de petróleo são usados na petroquimica dos quais 2% para a obtenção dos plásticos. Os 96% restantes são usados para fins de combustão.

Energia necessária ao reprocessamento dos rejeitos:
..........Itens .......... ..........MJ / KG
..........Plásticos.......... ........... 2..........Papel.......... .............. 6,7
..........Vidro.......... .......... ...... 8
..........Aço / F. Flandres.......... 6
..........Alumínio .......... ...........30..........60 (Mat. Virgem)
Fonte: Sinperj - Sindicato da Indústria de Material Plástico do Rio de Janeiro

INFORMAÇÕES GERAIS:
PLÁSTICOS
SETOR AUTOMOBILÍSTICO
Cada 100kg de plástico, substituem de 200kg a 300kg de pesoprovenientes de outros materiais, reduzindo o consumo anual de combustível em 12 milhões de toneladas e a emissão de CO2 em 30 milhões de toneladas. A indústria automobilística européia, utiliza cerca de 2 milhões de toneladas por ano de plástico. A média de aplicação do material por veículo chega a 110 kg. No Brasil, cada veículo utiliza entre 60 e 90 quilos de plástico. No final dos anos 80, a média daaplicação de plástico nos carros nacionais era de apenas 30 kg.
SETOR ELETRO-ELETRÔNICO
O plástico permitiu ainda a popularização dos produtos, que passaram a ser mais acessíveis aos consumidores. Certas linhas de lavadoras passaram a usar gabinetes plásticos, eliminando etapas da produção como estamparia, funilaria, soldagem, tratamento químico e pintura, proporcionando economia de tempo eotimização do espaço físico. As lavadoras pesam em média 18 kg, sendo 60% em plástico, enquanto as que utilizam chapas de aço pesam, em média, 26 kg. Menos gastos com produção e matéria-prima garantem, ainda, um preço mais acessível ao consumidor.
SETOR DE INFORMÁTICA
Com peso aproximado de 12kg, menos de 20% referem-se aos componentes plásticos, distribuídos entre gabinetes, suportes e botões, o quereduz o peso final. Além disso, a alta tensão contida no interior dos equipamentos torna praticamente inviável a aplicação de outro tipo de matéria- prima, como metal ou cerâmica.
SETOR DA SAÚDE
Estima-se que 2,8 milhões de toneladas de plástico foram utilizadas, em 1997, pela Medicina, sendo que cerca de 770 mil toneladas apenas na Europa. O plástico representa o material mais aplicado na...
tracking img