Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

São evidentes e indiscutíveis os benefícios trazidos para a sociedade pelo avanço da tecnologia da informação, pelo uso de computadores, e pelo avanço das comunicações mundiais, em especial da Rede Internacional de Dados - Internet, fomentando, sem precedentes na história, a paixão humana pelo conhecimento, educação e cultura.
O acesso à informação sempre foi muito valorizado,constituindo verdadeira forma e fonte de poder, sendo seu controle verdadeiro patrimônio econômico político e cultural. Entretanto, esses benefícios não aparecem sozinhos, trazem consigo os crimes e criminosos digitais, os quais estão aumentando proporcionalmente por todo o mundo, sendo que as mais otimistas previsões apontam para um epidêmico e exponencial crescimento. Os crimes digitais outransnacionais, podem afetar dezenas de países, sem que o agressor saia de sua casa. É uma preocupação que está chamando a atenção da polícia de todo o mundo, especialmente no que diz respeito à coleta de evidências e materialidade; há também de se considerar o princípio de territorialidade, pois, se o computador está num determinado país, e o crime é cometido em outro, como processá-lo se nuncaentrou naquele país? Não vai demorar muito para que os criminosos ultrapassem a nossa capacidade de apanhá-los, contando com as vantagens da forma revolucionária do espaço cibernético, desprovido de regras sociais ou éticas, limitado apenas pela imaginação dos criminosos e pelas suas habilidades técnicas. A perspectiva de alívio é dada pela constatação de que, em recente passado, novas tecnologiasprovocaram aflição - tais como quando da invenção do telefone, do fax e outros aparelhos que vieram a aumentar a qualidade de vida do cidadão - mas, logo foram assimiladas. A atuação da polícia em crimes de computador requer investigação especializada e ação efetiva. Não existem no Brasil policial preparado para combater esse tipo de crime, faltando visão, planejamento, preparo e treinamento.2. Revisão da Literatura

2.1 Conceitos de crimes digitais
Crimes digitais são práticas criminosas utilizando meios eletrônicos como a Internet. Uso das novas tecnologias para ações ilícitas como roubo, chantagem, difamação, calúnia e violações aos Direitos Humanos fundamentais. É “a técnica que consiste em enganar a segurança de computadores ou redes empresarias”. Tem a papel de executar adistribuição de material obsceno, fraudes bancárias, transgressão de propriedade intelectual, disseminação de vírus que coletam e-mails para o mal uso dos seus dados.
Silva (2000), afirma que os “Os crimes praticados, também chamados de crimes digitais ou transnacionais, podem afetar dezenas de países, sem que o agressor (a) saia de casa”.
De acordo com Moreira (2006),
Um dos pontos maispolêmicos é a exigência de que os provedores mantenham cadastros completo e validem o acesso dos internautas com base nos seus dados pessoais a cada conexão à web. Além disso, os provedores serão obrigados a manter os registros de acesso (logs e endereços Ip) por no mínimo três anos.
A instantaneidade, o anonimato e o compartilhamento de informações são especificidades do uso da internet como mídia. Mastoda essa liberdade de acesso, produção e envio de dados na rede mundial de computadores, acaba oferecendo aos usuários a oportunidade de usar a internet para cometer crimes, como por exemplo, pedofilia, extorsão, adultério, fraudes financeiras, grampo, falsificação de documentos etc. Como não há uma legislação específica para coibir esses atos, eles se tornam mais frequentes na internet.

2.2O Avanço da tecnologia e suas consequências
A Internet há muito tempo deixou de ser um mundo desconhecido aos olhos da sociedade mundial, tornando-se fator social acessível a grande parte da humanidade, que como em qualquer fato decorrente do convívio social, sempre existirá aquele que se aproveita da situação para agir contra a sociedade.
Devido o grande avanço científico e tecnológico no...
tracking img