Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivos
 
Neste tutorial apresentarei os princípios do roteamento estático, suas características principais e os procedimentos para implementação de rotas estáticas. No final deste tutorialveremos como solucionar problemas utilizando estas rotas.
 
Pré-requisitos: Conhecer os modos de execução de comandos. Saber configurar interfaces no roteador e salvar configurações na NVRAM.
 Parte 1 – Apresentando o Roteamento Estático
 
Roteamento é o processo utilizado pelo roteador para encaminhar um pacote para uma determinada rede de destino. Este processo é baseado no endereço IPde destino, os dispositivos intermediários utilizam este endereço para conduzir o pacote até seu destino final. Evidente que para tomar essas decisões o dispositivo roteador tem que aprender oscaminhos até chegar ao destino, quando utilizamos protocolos de roteamento dinâmico esta informação é obtida através dos outros roteadores da rede, no caso do roteamento estático o administrador deveinserir o caminho manualmente.
 
O principal problema de inserirmos estas rotas manualmente é quando existir alguma alteração na topologia da rede, se isso ocorrer todas as rotas inseridas deverão seravaliadas e redefinidas se necessário.
 
No caso de redes muito grandes teremos uma grande tempo de administração destinado apenas às alterações destas tabelas, é por isso que numa situação dessasa melhor opção seria o roteamento dinâmico. Outro fator importante a salientar é que o roteamento estático não possui a escalabilidade encontrada no roteamento dinâmico.
 
Podemos entãoclassificar o roteamento em dois tipos:
 
Roteamento estático: Utiliza uma rota pré-definida e configurada manualmente pelo administrador da rede.
 
Roteamento dinâmico: Utiliza protocolos deroteamentos que ajustam automaticamente as rotas de acordo com as alterações de topologia e outros fatores, tais como o tráfego.
 
As operações com rotas estáticas são separadas em três partes:
1. O...
tracking img