Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade de Serviço (QoS) em Redes IP Princípios Básicos, Parâmetros e Mecanismos

Fonte : Prof. Dr Joberto Martins www.itelcon.com.br

Por: Prof Hugo Santana Universidade Santa Cecília - Unisanta

1

1. INTRODUÇÃO

3

2. CENÁRIO E NOVAS APLICAÇÕES EM REDES IP 2.1 "QUALQUER APLICAÇÃO SOBRE REDE DE PACOTE" 2.2 "QUALQUER APLICAÇÃO SOBRE REDES IP" 2.3 DESAFIOS - REDES IP 2.4 NOVASAPLICAÇÕES 3. QUALIDADE DE SERVIÇO (QOS) 3.1 QUALIDADE DE SERVIÇO (QOS) - PRINCÍPIOS 3.2 QOS COMO MECANISMO GERENCIAL 3.3 QOS -PARÂMETROS 3.3.1 QUAIS APLICAÇÕES NECESSITAM DE QOS? 3.3.2 VAZÃO 3.3.3 LATÊNCIA (ATRASO) 3.3.4 JITTER 3.3.5 PERDAS 3.3.6 DISPONIBILIDADE 4. QOS - ALTERNATIVAS TÉCNICAS 4.1 CENÁRIO - IMPLEMENTAÇÃO DA QOS 4.2 QOS EM REDES IP - ALTERNATIVAS TÉCNICAS 4.2.1 INT SERV - INTEGRATEDSERVICES ARCHITECTURE E RSVP - RESOURCE RESERVATION PROTOCOL 4.2.2 DIFFSERV - DIFFERENTIATED SERVICES FRAMEWORK 4.2.3 MPLS - MULTIPROTOCOL LABEL SWITCHING 4.2.4 SBM - SUBNET BANDWIDTH MANAGEMENT 4.2.5 DIMENSIONAMENTO 5. QOS - MECANISMOS 5.1 PROTOCOLOS DE SINALIZAÇÃO 5.2 PRIORIDADES 5.3 ESCALONAMENTO 5.4 CONTROLE DE FILAS 5.5 CONGESTIONAMENTO

3 3 4 5 5 6 6 7 7 8 8 9 11 12 12 13 13 14 14 16 18 1921 21 21 22 22 23 23

2

1. Introdução
A Qualidade de Serviço (QoS JI) em redes é um aspecto de implantação e operação importante para as redes de pacote como um todo e para as redes IP em particular. Este documento discute os parâmetros, os protocolos e os mecanismos envolvidos com a garantia de qualidade de serviço com ênfase nas redes de pacotes tipo IP.

2. Cenário e Novas Aplicações emRedes IP
As redes TCP/IP [Com95] ou simplesmente, redes IP, têm uma imensa base instalada com milhões de computadores que continua crescendo em praticamente todo o mundo. O forte crescimento e a aceitabilidade das redes IP ocorre em função de dois fatores mais importantes, a saber: ♦ O crescimento da rede Internet e ♦ A aceitação cada vez maior pelas empresas da base tecnológica TCP/IP comoplataforma de suporte às suas aplicações em rede. Isso decorre em parte do sucesso da capilaridade da Internet e do seu potencial (Comércio eletrônico, ...). Em princípio, este cenário não tende a mudar no próximos anos e, assim sendo, teremos cada vez mais computadores utilizando o TCP/IP para suas comunicações na Internet e, possivelmente, no âmbito das empresas. Neste contexto o IP é certamente umaalternativa bastante atrativa como plataforma padrão de suporte para as aplicações, pois está naturalmente presente em milhões de máquinas. A questão importante a verificar então vem a ser se realmente esta é a tendência para as redes como um todo (Redes privadas, redes metropolitanas, redes de telecomunicações, redes industriais, ..) ou se existem outras tendências a considerar. O fato é que oIP não é a única opção tecnológica para o suporte de aplicações em redes. 2.1 "Qualquer Aplicação sobre Rede de Pacote" Existe um certo consenso de que as tecnologias de comutação (Níveis 2 e 3), algumas vezes denominadas genericamente de "comutação de pacotes" (Packet Switching), devem prevalecer como opção tecnológica para as redes de computadores e como suporte às aplicações como um todo. Asopções mais comuns de tecnologias de comutação disponíveis para utilização em redes sem maiores restrições de porte, desempenho ou cobertura geográfica (LAN - Local Area Networks, MAN - Metropolitan Area Networks ou WAN - Wide Area Networks) são as seguintes [Tan96]: ♦ ATM - Asynchronous Transfer Mode (Nível 2) ♦ Frame Relay (Nível 2) ♦ IP (Nível 3)
JI

- Termos do Jargão Internacional(norte-americano) utilizados no texto visando uma simplificação da nomenclatura utilizada.

3

Considerando especificamente estas alternativas, o ATM, o Frame Relay e o IP em particular podem ser utilizados de formas distintas pelas aplicações, a saber: ♦ A aplicação utiliza efetivamente a tecnologia de comutação (ATM, Frame Relay, ...) e, no caso, pode eventualmente prescindir do recursos ou mesmo da...
tracking img