Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Planejamento de Projetos no Universo das Redes de Comunicação

Prof. Especialista José Mauricio Santos Pinheiro em 10/07/2008



O planejamento de projetos requer conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas que possibilitem alcançar ou exceder as necessidades e as expectativas dos seus empreendedores. A necessidade de planejamento é algo que a maioria dos profissionais de redescomenta, entende do que se trata, discursa e discute a respeito até com certa propriedade, muitas vezes buscando demonstrar um profundo conhecimento. No entanto, são poucos aqueles que realmente planejam ou executam seus planos e atividades, ou seja, os que organizam seus passos utilizando metodologia, pesquisa e bom senso no planejamento.

É claro que ter tudo sobre controle, tudo organizado otempo todo é uma utopia. Há toda uma miríade de problemas diários, cumprimento de prazos, ações que dependem de terceiros e outros fatores que afetam qualquer planejamento. Mas, independentemente desses fatores, planejar nunca deixou de ser tão importante ou vital na maioria das questões relativas ao projeto de redes de comunicação. Planejar sempre que possível é a questão fundamental. Tudo o que éfeito sem o mínimo de planejamento tem alguma chance de dar certo e uma grande chance de dar muito errado ou, no mínimo, apresentar inúmeros resultados inesperados.

Por outro lado, pesquisar também faz parte da atividade de planejamento e, geralmente, é onde começa a elaboração de qualquer projeto. Planejar uma rede de comunicação requer um estudo minucioso das condições do local, dainfra-estrutura existente, equipamentos, levantamento do perfil dos usuários e das aplicações que serão usadas, dentre outros. Esta pesquisa é o que conhecemos por "site survey".

Um projeto é definido formalmente como um trabalho não repetitivo e temporário caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos (possui data para início e término), tendo como finalidade produzir um bem (produto ouserviço) com características próprias que o diferenciam de outros que, eventualmente, já existam, sendo conduzido por pessoas, dentro de parâmetros de tempo, custo, recursos e qualidade. Projetos bem estruturados garantem o retorno esperado, dentro do tempo e orçamento determinados. Respostas a perguntas simples podem ser o divisor de águas entre o bom e o mau planejamento de um projeto:

Quaisos motivos para a implantação do projeto?

Qual o limite do orçamento para este investimento?

Os envolvidos detém o conhecimento necessário para realizar o projeto?

Há recursos materiais e humanos disponíveis?

Todas as etapas necessárias à execução do projeto são bem conhecidas e dominadas por todos os envolvidos?

Quanto tempo para executar todas as atividades?Esse tempo é coerente?

Questionamentos como estes são sempre necessários. O problema é que há uma tendência a limitar o planejamento e pesquisar pouco sobre as atividades envolvidas. Toda atividade de pesquisa ajuda a selecionar fontes de informação confiáveis, ajudando na obtenção de resultados positivos. Ou seja, o profissional que deseja planejar, deve aprender a pesquisar.

As fases de umprojeto dependem do que se precisa versus o que se quer e quanto custa, ou seja, a relação equilibrada entre recursos, benefícios e custos. Muitas vezes a razão para um retorno negativo após a conclusão de um projeto está em uma falha ocorrida no planejamento, no momento de se fazer três estimativas importantes: o custo para a implantação, os benefícios a serem alcançados e os recursos disponíveis.Para que um projeto seja viável, ele deve prover benefícios que excedam os custos e não deve vincular custos que excedam os recursos disponíveis (Figura 1).

Entretanto, muitas vezes o que prevalece quando um projeto de rede é implementado é o custo, desequilibrando a relação com os demais fatores. Talvez isso ocorra porque os responsáveis pela escolha das soluções estejam vinculados a uma...
tracking img