Redes e cidades - eliseu sposito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SPOSITO, Eliseu Savério, Redes e Cidades, São Paulo, Editora UNESP, 2008.

Abaixo, as principais idéias de Eliseu Sposito :

- No primeiro capítulo “Cidades”, Sposito explica o que é uma cidade no mundo contemporâneo, juntamente com alguns conceitos de outros autores, onde cada um com suas concepções metodológicas demonstram uma complexidade com dinâmicas específicas em cada caso. (p.12)
- O queé uma cidade não é uma tarefa fácil se definir, tendo em vista seu processo histórico dos territórios e um conjunto diversificado de urbanização, que podemos compreender conceitos de cidade e urbano que diferenciam entre si, tanto humanos como naturais, reais e ficcionais, orgânicos e mecânicos. (p.13)

- A cidade revela as ações da sociedade bem como os seus interesses econômicos, oferecendocondições que estas ações se realizem nas representações sociais. (p.14)

- Hoje fica difícil diferenciar o que é urbano e o que é rural simplesmente pelas paisagens através da observação, sendo somente possível através de estudos das dinâmicas e das práticas socioespaciais. (p.15)

- O IPTU é uma forma de distinguir e diferenciar a cidade do campo através de um mapeamento definindo a área de expansãoda cidade com seu perímetro. Este imposto literalmente é recolhido expressando a condição jurídica dessas terras considerada rural. (p.15)

- A infra-estrutura e os serviços urbanos são capazes de compreender a cidade. (p.16)

- No Brasil algumas leis definem o que é uma cidade, assim como o Decreto-lei n° 311 de 1938 que diz como há aproximadamente 6 mil municípios no Brasil, seria o número decidades existentes no país.(p.16)

- Outra lei, o Estatuto da Cidade em cumprimento à Constituição Federal brasileira de 1988, cabe as Câmeras Municipais delimitar os territórios de suas cidades confrontando estas informações com os censos demográficos, realizados a cada dez anos. (p.16)

- O critério populacional (número de habitantes), como nos casos de alguns países pode ser necessário comoindicadores que auxiliem na definição da cidade e também na definição do que é urbano.
(p.17)

- As atividades tipicamente rurais são espaços destinados a produção agrícola ou mineral, atividades urbanas são espaços que predominam atividades secundárias e terciárias no caso das agroindústrias e das indústrias. (p18)
- A divisão territorial do trabalho é o que se pode compreender o que é cidade e o queé urbano, pois cada um tem uma relação com suas atividades econômicas. (p18)

- A Revolução Industrial representou mudanças na evolução das empresas, sendo umas das responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento das cidades alterando suas formas. (p19)

- As características da cidade nesta época chamávamos de valor de uso, ou seja, produzia um bem e parte dele era trocado por outro bem, mas comcom a evolução de um sistema capitalista, tudo que na cidade se constrói carrega além do valor de uso o valor de troca onde o dinheiro é o intermediário entre o bem vendido. (p21)

- Três características do crescimento de uma cidade são : populacional, horizontal e vertical. (p27)

- A revolução logística condiciona diversos fatores nos meios de transporte associando o ciclo de expansão e deacumulação econômica. (p37)

Citações
| A cidade não se resume, portanto, ao conjunto de edifícios com diferentes formas de uso, ao arruamento, por onde circulam pessoas e veículos, ao território ocupado, diferentemente, pelos atores sociais e suas atividades econômicas, nem tampouco aos aspectos culturais dos grupos populacionais que vivem na área urbana. A cidade é muito mais que cada um dessesaspectos, mesmo que eles sejam individualizados para que possamos compreendê-los melhor, e vai além da simples combinação ou da articulação entre eles. (SPOSITO, 2008, P13) |

| Há formas de apropriação dos espaços por diferentes sujeitos sociais, dos indivíduos aos grandes conglomerados, a uma divisão social e territorial do trabalho da qual é possível uma compreensão mais nítida da cidade e...
tracking img