Redes wi-fi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REDE Wi-Fi e IEEE 802.11



Valdecir A.Alves



Instituto de Informática
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS ) – São Leopoldo – RS – Brasil

alex@caim.com.br








Introdução





Antes das redes sem fio, era possível conectar computadores apenas via cabos, mas esse tipo de conexão tem uma limitação física: o computador só pode ser movimentado até o limitedo cabo. Dependendo de onde os cabos irão passar é necessário uma série de adaptações na infra-estrutura do ambiente onde está a rede, por exemplo,furar a parede onde irá passar o cabo.Também existe o risco de dano físico ao conector e ao próprio cabo em si. Esse é um dos principais motivos porque a rede sem fio está se tornando cada vez mais popular.
Uma Rede Wi-Fi é uma rede local sem fiopadronizada pelo IEEE 802.11. A abreviatura significa“wireless fidelity” (fidelidade sem fios) e marca registrada pertencente à Wireless Ethernet Compatibility Alliance (WECA).
Erguer uma grande antena em uma colina fora da cidade e instalar antenas orientadas nos telhados dos clientes é mais fácil e econômico que cavar valas e estender cabos. Desse modo, as empresas de telecomunicações também têm umgrande interesse em fornecer um serviço de comunicação sem fio de vários megabits para voz, Internet, filmes por demanda etc.
Esse artigo é uma explanação geral sobre como funcionam as redes wifi e o padrão utilizado por ela , o IEEE 802.11.












1. O que é Wi-Fi

Wi-Fi é um conjunto de especificações para redes locais sem fio (WLAN - Wireless Local Area Network) baseadano padrão IEEE 802.11. O nome Wi-Fi é tido como uma abreviatura do termo inglês "Wireless Fidelity".


2. A origem do Wi-Fi


A idéia de se criar redes sem fio não é nova. Esse interesse começou no inicio da década de 90, quando diversas empresas tinham seus grupos de pesquisa atuando na pesquisa de redes sem fios mas isso acabou se tornando um entrave, visto que não havia umapadronização entre esses grupos. Foram necessários sete anos de pesquisas para que fosse lançado o padrão IEEE 802.11. Tendo se chegado a esse consenso empresas, como 3Com, Nokia, Lucent Technologies (atualmente Alcatel-Lucent) e Symbol Technologies (adquirida pela Motorola),se uniram e em 1999 criaram um grupo chamado Wireless Ethernet Compatibility Alliance (WECA) quem em 2003 passou a se chamar Wi-FiAlliance. Esse grupo é um consorcio de padronização de tecnologias ao qual outras empresas podem se associar, atualmente conta a participação de cerca de 300 empresas e entidades.


A WECA trabalha com as especificações IEEE 802.11 que não é muito diferente das especificações IEEE 802.3. Esse padrão 802.3 é conhecida pelo nome Ethernet que é o protocolo da grande maioria das tradicionais redescom fio. O que muda de um padrão para o outro são as características de conexão: um padrão funciona com cabos, o outro, por radiofreqüência. A vantagem é que não é necessária a criação de nenhum protocolo específico para a comunicação de redes sem fios baseada nessa tecnologia. Além disso, é possível ter redes que utilizam ambos os padrões.

Havia outra questão a tratar, criar um nome que fossede fácil pronuncia e de rápida associação a idéia de redes sem fio. Foi então contratada uma empresa especializada em marcas que criou a definição Wi-Fi e o logotipo da tecnologia.Em 2003 a WECA mudou o seu nome para Wi-Fi Alliance.














Como funciona a rede Wi-Fi


Uma rede sem fio usa ondas de rádio, da mesma forma que os telefones celulares, televisões e rádio. Naverdade, a comunicação ao longo da rede sem fio é muito parecida com a comunicação de rádio emissor-receptor.
A transmissão em conexões wireless é feita a partir de um ponto de acesso - geralmente um roteador com diminuta antena que enviará o sinal para computadores no raio de ação. A tecnologia, entretanto, apresenta problemas quando o usuário encontra paredes espessas, ou mesmo grandes objetos...
tracking img