Redes wi-fi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 2
2. APRESENTAÇÃO 3
3. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA E JUSTIFICATIVA TÉCNICA 4
4. ÁREA DE ABRANGÊNCIA 6
5. OBJETIVOS 7
5.1 Geral 7
5.2 Específicos 7
6. METAS 8
7. FASES DE EXECUÇÃO 8
8. METODOLOGIA 9
8.1-Visita ao cliente e entrevista: 9
8.2 - Implantação da Rede Wi-Fi: 10
9. ÓRGÃOS ENVOLVIDOS 12
10. MECANISMO E NORMAS DE EXECUÇÃO 12
11. CRONOGRAMA 1312. REFERÊNCIAS 14

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Título do Projeto: Redes Wireless
Orientando (a): Carlos Renier da Silva Alves
Orientador: Sandro Paolo Gomes de Araújo
Linha da Temática: Redes de Computadores Wireless – Wi-Fi



2. APRESENTAÇÃO
Os avanços tecnológicos nos últimos anos e o notável crescimento e venda de aparelhos portáteis que se utilizam à comunicação sem fio,proporcionaram a expansão das redes de computadores sem fio conhecido como Wireless Networks (WLAN) mais popularmente como WI-FI (Wireless Fidelity), um estudo da empresa Dell’Oro Group, empresa focada na pesquisa e análise de mercado na área de telecomunicações, o uso de redes sem fio vem crescendo cerca de 34% ano após ano [INCISOR 2007]. A produção de equipamentos sem fio em larga escala a preçosacessíveis aos consumidores, somado a facilidade de instalação e configuração, são fatores que contribuem para esse crescimento, a Cisco, uma das empresas mais respeitadas no setor de informática e equipamentos de rede e que possui cerca de 66% do mercado sem fio segundo dados do site Folha Online.
Vendas de Wi-Fi em dispositivos com dois tipos de conectividade (dual-mode; 3G e Wi-Fi por exemplo)cresceram em 52% em 2008, atingindo 56 milhões de unidades. O iPhone da Apple, lançado em 2007 e em mais de 70 países hoje, auxiliou o crescimento ao vendar mais de 10 milhões de unidades. Além disso, o telefone ajudou a transformar o Wi-Fi em funcionalidade padrão para outros smartphones.
O crescimento do Wi-Fi também foi visto em outros eletrônicos de consumo como impressoras, videogames, set-top boxese televisões. O número de chips Wi-Fi neste tipo de produto cresceu 51% para 48 milhões de unidades. Já em aparelhos como câmeras, tocadores de música e videogames portáteis, o Wi-Fi cresceu 33% em 2008, fechando em 71 milhões de unidades. Segundo a In-Stat, todos os videogames portáteis terão Wi-Fi em 2009. Nos laptops, a penetração do Wi-Fi teve alta de 23%, com 144 milhões de chips Wi-Fi em2008, entre laptops, mini-notebooks, ultramobile devices (UMDs) e mobile Internet devices (MIDs). (www.dignews.com.br/, acessado em 10/03/2009 às 23:00hs)
Por esses motivos, o objetivo deste projeto é mostrar essa tendência que vem crescendo no mundo inteiro e vem se popularizando cada vez mais. As Redes sem fio se tornaram “moda” e mais do que isso por que além da mobilidade, baixo custo deinstalação, e facilidade de adaptação a uma rede cabeada, ela é o futuro da transmissão de dados e mais do que isso ela já é o presente em muitas empresas e residências, é uma solução rápida e uma alternativa as redes convencionais a cabos fornecendo as mesmas funcionalidades, mas de forma flexível, de fácil configuração e com boa conectividade em áreas prediais e residenciais. O fato é que ela encurtadistâncias, facilita o compartilhamento de recursos e acelera a troca de informações.
Mas antes que você pense que o Wi-Fi é coisa para grandes empresas, fique sabendo que a tecnologia pode ser uma solução, tanto para pequenas e médias empresas e para residências, sobretudo se um dos propósitos for compartilhar equipamentos, internet e informações em alta velocidade.
A tecnologia de redes semfio está crescendo notavelmente nos últimos anos, conquistando ambientes corporativos e domésticos. Sua característica de mobilidade torna flexíveis as alterações necessárias para suprir melhor as necessidades dos usuários. Além da mobilidade necessária, a segurança das informações que circulam na rede é de suma importância para estas empresas, necessitando assim de soluções mais adequadas.
O...
tracking img