Redes wi-fi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes WLAN

André A. Revoredo – Unifor(Universidade de Fortaleza)

Introdução

O objetivo deste estudo é conhecer o básico sobre redes de Internet sem Fio ( WI-Fi), esta tecnologia que rapidamente virou febre entre as pessoas e que hoje pouquíssimas pessoas em uma sociedade moderna não utilizam ou utilizaram, começando pelos fatores que levaram a seu uso em meio a um paradigma bemsedimentado como o de redes cabeadas, em seguida será abordado conteúdo mais técnico, como o funcionamento da rede, seus componentes, arquitetura e especificações, além de formas de montagem de uma rede WLAN.

Desenvolvimento

Momento Histórico
WLAN é a abreviatura inglesa para Wireless Local Area Network , ou seja, rede local sem fio, e seu advento veio de necessidades como redução de custos(embora tenha sido gradativa), facilidade de instalação em face ao cabeamento de rede física, sem falar no que talvez seja seu maior diferencial em uma época onde a informação está em todo lugar, flexibilidade e mobilidade.
Inicialmente, uma WLAN possuía um alto custo e somente era viável para casos onde a instalação de cabos era difícil ou impossível.
A medida que o custo dos equipamentos de umaWLAN diminuíram, seu uso difundiu-se de forma espantosa, universidades, aeroportos e demais espaços de domínio público. Em seguida, lanchonetes, shoppings, prédios comerciais e residenciais passaram a oferecer o serviço, alguns gratuitamente, outros não.
Funcionamento
Uma WLAN(a partir de agora chamaremos de rede Wi-Fi) possui basicamente 2 componentes em sua estrutura, os conhecidos Access Point(AP) e claro, as estações clientes. O AP é um dispositivo conectado a uma rede cabeada que serve de ponto de acesso para uma outra rede, no caso, a Internet. Dessa forma, os dispositivos móveis irão se interconectar através deste AP.
As redes Wi-Fi utilizam tecnologia de rádio freqüência para se conectar, a faixa de freqüência utilizada é de 2,4 GHz à 5 Ghz e a taxa de transferência é de 11Mpbs até 54 Mpbs, dependendo da especificação do protocolo utilizada.
Arquitetura 802.11
O protocolo 802.11 é o padrão definido pelo IEEE para conexões de rede sem fio, existem diversas especificações dentro deste protocolo, que irá definir algumas variáveis como, faixa de freqüência utilizada e taxa de transferência. Algumas das principais especificações do protocolo 802.11 são:
802.11a
Chegaa alcançar velocidades de 54 Mbps dentro dos padrões da IEEE e de 72 a 108 Mbps por fabricantes não padronizados. Esta rede opera na frequência de 5 GHz e inicialmente suporta 64 utilizadores por Ponto de Acesso (PA). As suas principais vantagens são a velocidade, a gratuidade da frequência que é usada e a ausência de interferências. A maior desvantagem é a incompatibilidade com os padrões no quediz respeito a Access Points 802.11 b e g, quanto a clientes, o padrão 802.11a é compatível tanto com 802.11b e 802.11g na maioria dos casos, já se tornando padrão na fabricação dos equipamentos.
802.11b
Alcança uma velocidade de 11 Mbps padronizada pelo IEEE e uma velocidade de 22 Mbps, oferecida por alguns fabricantes não padronizados. Opera na frequência de 2.4 GHz. Inicialmente suporta 32utilizadores por ponto de acesso. Um ponto negativo neste padrão é a alta interferência tanto na transmissão como na recepção de sinais, porque funcionam a 2,4 GHz equivalentes aos telefones móveis, fornos micro ondas e dispositivos Bluetooth. O aspecto positivo é o baixo preço dos seus dispositivos, a largura de banda gratuita bem como a disponibilidade gratuita em todo mundo. O 802.11b éamplamente utilizado por provedores de internet sem fio.
802.11g
Baseia-se na compatibilidade com os dispositivos 802.11b e oferece uma velocidade de 54 Mbps. Funciona dentro da frequência de 2,4 GHz. Tem os mesmos inconvenientes do padrão 802.11b (incompatibilidades com dispositivos de diferentes fabricantes). As vantagens também são as velocidades. Usa autenticação WEP estática já aceitando outros...
tracking img