Redes urbanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A complexidade da rede urbana brasileira
Por: LAZARO WANDSON DE NAZARÉ TELES
A rede urbana brasileira, nos últimos anos, vem passando por um grande processo de transformação oriundo do fortefenômeno de integração dos mercados proporcionado pela Globalização.

Estas cidades ligadas umas as outras estão em processo contínuo de dinamismo e assumem a sua importância dentro da rede de acordo coma sua produção, circulação, consumo e os diversos aspectos das relações sociais.

Segundo Correa (2001, p. 359), há alguns tipos de redes, como exemplo, tem-se redes do tipo solar, dendrítico,christalleriano, axial e complexo. Nas formas mais antigas desse sistema integrado de cidades a rede dendrítica tomava destaque, posteriormente, a forma mais comum das redes de cidades caracterizava-sepelo modelo Christalleriano, ou seja, um modelo baseado na teoria dos lugares centrais, por sua vez, de acordo com Christaller (1966), consiste no desenvolvimento desigual dos centros urbanos, com umgrande centro urbano se sustentando no fornecimento de serviços especializados – centrais – cuja produtividade é superior à encontrada em centros urbanos menores.

A rede urbana brasileira, até adécada de 1970, caracterizava-se, de acordo com Corrêa (2001, p.360), por uma menor complexidade funcional dos seus centros urbanos, ou seja, por um pequeno grau de articulação entre os centros urbanos,com interações espaciais predominantemente regionais, e pela existência de padrões espaciais simples. Corrêa (2001, p.428) ressalta que, a partir desse período, as modificações que, sobretudo, irãocaracterizar a rede urbana brasileira são a continuidade da criação de novos núcleos urbanos, a crescente complexidade funcional dos centros urbanos, a mais intensa articulação entre centros e regiões, acomplexidade dos padrões espaciais da rede e as novas formas de urbanização. Tais mudanças constituem expressão continuada e atualizada de uma estrutura social crescentemente diferenciada e...
tracking img