Redes sonet sdh pronto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes Sonet/SDH


Emanuel Domingos Duarte Filho1, Olegário Fernandes2, Ribeiro Andrade3,

1Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi, Bacharelado em Sistema de Informação, Rua Ferreira Itajubá, 59611-030, Mossoró-Brasil.

2Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi, Bacharelado em Sistema de Informação, Rua Ferreira Itajubá, 59611-030, Mossoró-Brasil.emanuel_dduarte@hotmail.com, olegario@hotmail.com, ribeiro@nosal.com.br





Abstract. Com o avanço da tecnologia surge a necessidade de expansão de meios mais eficazes de comunicação e transporte de dados, e com isso foi iniciado estudos desde décadas passadas por meios que possam suprir essa demanda de forma aceitável, embasado nessa temática esse artigo visa uma breve explanação sobre a tecnologia defibra ótica Redes Sonet/SDH, fatores históricos, porque surgiu, seus meios de propagação e sua evolução passando por suas distintas gerações.



Resumo. With the advancement in technology comes the need for expansion of the most effective means of communication and transportation data, and studies since it was started decades ago by means that can meet this demand in an acceptable manner,based on this theme this article is a brief explanation on fiber optic technology networks Sonet / SDH, historical factors, because they came, their means of propagation and its evolution through its different generations.

1. Introdução


O estudo de fibras ópticas já perdura por mais de quatro décadas, e com isso era necessário a criação de um padrão entre os equipamentos, interface e modos detransmissão, com isso foi criado em 1984 pela a ANSI (Instituto Nacional de Padronização Americano), a rede SONET (Redes Óticas Síncronas) servindo de modelo para as redes que utilizassem o padrão de comunicação através de fibra óptica. Vale lembrar que a rede Sonet era de cunho norte americano de utilização e para que houvesse uma expansão a nível global foi implantado o sistema SDH (HierarquiaDigital Síncrona) que teve o envolvimento da União Internacional de Telecomunicação, sendo publicadas em 1988 as três primeiras recomendações em Melbourne.

Com essa internacionalização muitas empresas começaram a enxergar a potencialidade de tal tecnologia e começaram a investir pesado dentre eles a British Telecom vindo a instalar o seu primeiro anel ótico com tecnologia SDH e a CTBC(Companhia de Telefones do Brasil Central) instalando o primeiro anel ótico brasileiro com equipamentos Siemens, com isso alavancando uma exorbitante margem de lucro chegando as casa dos milhões de dólares.



2. Evolução das Redes Ópticas


A evolução dessas redes passa por três gerações diferenciadas umas das outras, a primeira geração tem por característica principal a substituição dos meios detransmissão por fibras ópticas, a segunda geração já dispões de fibras que trabalham em configuração específica para o desempenho de certas funções, e por fim a terceira é baseada pela utilização do roteamento do cumprimento de onda.

Primeira Geração: surgimento do padrão Sonet nos Estados Unidos e do padrão SDH internacional na Europa, substituição dos meios de transmissão por fibra óptica;[pic]

Figura 01: Cabo de fibra óptica

A fibra óptica é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz, onde tal filamento pode apresentar diâmetros diferentes, dependendo da aplicação.


Segunda Geração: fibras ópticas que proporcionam o maior fluxo de transmissão de dados;

Terceira Geração: utilização do roteamento de onda para eliminar o overheadda conversão optoeletrônica.

3. Redes Sonet


A Rede Sonet surgiu a principio para criar um padrão de comunicação entre equipamentos sendo primeiro utilizado nas redes públicas de telefonia, isto é interligar as centrais telefônicas americanas, possui características ímpar, como por exemplo:

Definir um padrão de multiplexação (capacidade de transmitir várias comunicações diferentes ao...
tracking img