Redes socias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Facebook construirá data center próximo ao Ártico para economizar energia
Débora Spitzcovsky 2 de novembro de 2011
Tweet [pic]
[pic][pic]
Você já parou para pensarna quantidade de energia que os data centers do Facebook gastam para que, todos os dias, possamos postar em nossos murais, compartilhar fotos e informações com os amigos e“cutucar” quem bem entendemos? A vida social da população do planeta está custando caro ao meio ambiente, mas uma nova medida anunciada pelo Facebook está prestes adiminuir seu impacto ambiental no planeta: o próximo data center da empresa será construído em uma fazenda no nordeste da Suécia, próximo ao Círculo Polar Ártico.
Conhecidacomo Lulea, a região tem clima subártico – em outras palavras, lá faz muito frio! – e, portanto, dispensará o uso de aparelhos de ar-condicionado para garantir que osequipamentos do data center não aqueçam e funcionem plenamente. Afinal, a refrigeração será natural.
E a sustentabilidade do novo centro de dados do Facebook não para poraí: o servidor que ficará em Lulea funcionará 100% a base de energia limpa, produzida a partir do rio Lulea – diferente dos outros data centers da empresa, que funcionam apartir da queima de carvão.
O projeto, que ainda não tem custos claramente definidos, ocupará uma área de 27 mil m² e servirá aos usuários europeus do Facebook. Ou seja,por enquanto, os brasileiros terão que continuar convivendo com a culpa de contribuir para às mudanças climáticas toda a vez que acessarem o site de relacionamentos.Mas, talvez, não por muito tempo, já que o Facebook afirmou ter a intenção de construir mais data centers no estilo deste novo projeto. Será?
Imagem: Divulgação/Facebook
tracking img