Redes sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Hoje, é extremamente difícil encontrar alguém que viva a “vida da internet”, e não tenha pelo menos uma conta em redes sociais. Facebook, Google Plus, Twitter, Linkedin, Flickr e até mesmo o  Orkut, fazem partes de nosso dia-a-dia. Existem diversas plataformas, e elas possibilitam quase tudo: Compartilhar interesses, informações ou arquivos; encontrar um par amoroso; informar-se sobretrânsito, clima, festas e eventos ou simplesmente expor sua opinião. As Redes sociais surgem exatamente dessa necessidade do ser humano em compartilhar com o outro, criar laços sociais que são norteados por afinidades entre eles.
Com a popularização da internet a partir dos anos 2000 as redes sociais digitais começaram a ganhar força. Atualmente, a variedade de produtos desse mercado é enorme,apresentando inclusive categorias com públicos bem segmentados. Com alternativas que vão muito além de apenas Facebook, Twitter, Orkut e MySpace, nós temos gastado cada vez mais tempo do nosso dia interagindo com outras pessoas através das redes sociais. Para você ter uma noção do que estamos falando, uma pesquisa da ComScore, revelou que os quase 1 bilhão de usuários do Facebook gastam 405 minutospor mês acompanhando os seus perfis.
Qual foi a primeira rede social do mundo?
Vale lembrar, que por definição, rede social é o  relacionamento entre indivíduos com interesses comuns, portanto, não necessariamente está vinculada a internet.
ClassMates.com (1995)
Com o propósito de realizar um reencontro entre os amigos de faculdade, escola, etc. O ClassMates cujo sua tradução ao pé da letraé “Colegas de Classe” surgiu em meados de 1995 onde figurava como a primeira rede social na internet, isto é, levou para o online os laços sociais que haviam sido criadas no ambiente offline. Com um enorme sucesso no Canadá e Estados unidos o site possuía um modelo de serviço pago, ao contrário das redes que chegariam pouco tempo depois

CONCEITO

Ao contrário do que muitos pensam, falar deRedes Sociais não necessariamente significa falar de internet, o conceito das redes sociais é algo bem mais antigo que nossa famosa web. Rede social representa gente, interação social, troca social. Falar do surgimento das redes sociais nos leva ao início da civilização onde o homem se reunia em torno de uma fogueira para compartilhar gostos e interesses.
Mas antes de nos aprofundarmos na históriadas redes sociais, precisamos ao menos citar a direta relação desses serviços com as mídias sociais, um grupo maior de mecanismos com os quais as pessoas são capazes de compartilhar informações, imagens, vídeos e arquivos de áudio.
Mídias Sociais são ferramentas online que são usadas para divulgar conteúdo ao mesmo tempo em que permitem alguma relação com outras pessoas. Exatamente como um blog,que ao mesmo tempo dissemina conteúdo e abre espaço para os leitores interagirem. Então estas seriam ferramentas que tem como objetivo o compartilhamento de conteúdo, sendo as relações o segundo plano.

Tem como uma rede social não ser uma mídia social ou ser uma mídia social sem ser uma rede social?
Não há como uma rede social online não ser uma mídia social, afinal, o primeiro é uma categoriadentro do outro, impossibilitando assim, que haja uma separação. Já no caso contrário, existe uma possibilidade sim, afinal, como podemos ver na imagem a baixo, a rede social é apenas um pedaço da mídia social, portanto, uma mídia social sem ser uma rede social pode existir sim. Se alguém usar qualquer ferramenta 2.0 apenas para divulgar conteúdo, esta ferramenta será uma mídia social, caso hajainteração, passa a ser uma rede social também.

FORMAS DE REDES SOCIAIS
As redes sociais costumam reunir uma motivação comum, porém podem se manifestar de diferentes formas. As principais são:
Redes comunitárias: estabelecidas em bairros ou cidades, em geral tendo a finalidade de reunir os interesses comuns dos habitantes, melhorar a situação do local ou prover outros benefícios.
Redes...
tracking img