Redes sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os usuários do Orkut ainda são maioria dentre as redes sócias?


Marcos Paulo Furlan Cepolini
markoss2@msn.com

Caio Wlamir de Faria ramos
kaineo@hotmail.com



Resumo: Este trabalho apresenta os dados de uma pesquisa feita com os alunos da Unifeob dos primeiros anos da escola de negócios a fim de mostrar através de gráficos as características e perfil dos usuários deRedes Sociais comparando as formas e objetivos do uso da rede social Orkut.

Palavras-chave: Redes Sociais, pesquisa, Orkut, Internet.


1. Introdução


O objetivo deste artigo é mostrar a história da rede social Orkut, dados demograficos de usuários pelo mundo e sobre o relacionamento do Orkut no Brasil.


2. Metodologia


Através de uma pesquisa realizadanos primeiros anos dos cursos: Sistema de informacoes, Ciencias Contábeis, Adiministracao e Direito encontrar pontos em comun entre usuários da rede social Orkut com perguntas como: questões sobre a média salárial da familia, o que o entrevistado entende por “redes sociais”, qual a rede social favorita, se conhece o orkut, os interesses na rede social Orkut, há quanto tempo usa a rede, período dodia que custuma usar, Frequencia de acesso e ao um final uma nota para a interatividade da rede.






3. Redes Sociais


Uma rede social transcende o conceito da internet, ela parte de um contexto, onde as pessoas vivem em sociedade, vem de um conceito sociológico de partilha e socialização.
Uma rede social é definida por um conjunto de dois elementos: atores (pessoas,instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais) - Wasserman e Faust 1994; Degenne e Forsé 1999. Uma rede, assim, é uma metáfora para observar padrões de conexão de um grupo social, a partir das conexões estabelecidas entre os diversos atores. A abordagem da rede tem, assim, seu foco na estrutura social, onde não é possível isolar os atores e nem suas conexões(RECUERO, 2009).
É necessário pelo menos dois atores para constituir uma rede e um meio onde aconteça o relacionamento social. É perceptível desde os primórdios da humanidade essa relação, os homens das cavernas dividiam a caça. Hoje na era da informação dividem conteúdo e o produzem de forma colaborativa (RECUERO, 2009).
Como as redes sociais na Internet ampliaram as possibilidadesde conexões, ampliaram também a capacidade de difusão de informações que esses grupos tinham. No espaço offline, uma notícia ou informação só se propaga na rede através das conversas entre as pessoas. Nas redes sociais online, essas informações são muito mais amplificadas, reverberadas, discutidas e repassadas. Assim, dizemos que essas redes proporcionaram mais voz às pessoas, mais construção devalores e maior potencial de espalhar informações. São, assim, essas teias de conexões que espalham informações, dão voz às pessoas, constroem valores diferentes e dão acesso a esse tipo de valor (RECUERO, 2009).
Uma rede social não é o site que suporta ela. Ela é constituída basicamente por pessoas. Os indivíduos é que fazem uma rede social ser interativa ou ser uma rede de disseminação deinformação. Sites expressam as redes, uma rede social não é uma ferramenta, mas apropria-se das ferramentas existentes para construir redes (RECUERO, 2009).
Para compreender melhor como se dá as construções sociais, é necessário entender os elementos necessários e componentes da rede social (RECUERO, 2009).


1. Atores


Atores são os nós da rede. São os participantesresponsáveis por toda e qualquer interação online, suas ações, suas opiniões e seus perfis são responsáveis pelas construções de laços e interatividade nas redes sociais (RECUERO, 2009).
Atores são os primeiros elementos das Redes Sociais, representados pelos nós ou nodos. Trata-se das pessoas envolvidas na rede que se analisa. Como partes do sistema, os atores atuam de forma a moldar as...
tracking img