Redes sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Tecnologia e Ciência – FTC










Projeto lógico de uma rede sem fio (WAN),
para compartilhamento de arquivos utilizando Nanostation.

Clayson Gusmão Santos






Trabalho apresentado à disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido II, para obtenção de nota da I unidade.







Vitória da Conquista,
Novembro de 2011

Objetivos



1 Objetivo geral

Projetar e implementar uma redesem fio (WAN) para interligação de computadores que compartilharão arquivos, utilizando o Nanostation.


2 Objetivos específicos

Identificar qual a frequência (2,4 ou 5,8) que deve ser utilizada;
Definir qual modelo do equipamento físico;
Identificar os computadores que comporão a rede;
Especificar a faixa de endereçamento IP da rede;
Configurar o Nanostation.



















Capítulo 1 -Introdução

Com a crescente utilização de computadores, notebooks e netbooks vêem cada vez mais aumentando a uso das redes Wireless (Redes sem fio) [2] onde é muito utilizado para os compartilhamentos de arquivos e internet. Um dos maiores problemas desse crescimento de redes sem fio é a interferência causada por se utilizar muitos Acces Point (Roteadores sem fio) onde a escolha para o canal detransmissão é pequena, com isso, muitas redes sofrem interferências de outros equipamentos, pois, na maioria dos casos, estão no mesmo canal ou próximo do canal escolhido. A freqüência analisada será a de 2,4 GHz e equipamentos de wireless comuns vendidos no mercado comparando com os equipamentos conhecidos Acces Point com os aparelhos Nanostation[3], que são equipamentos mais modernos onde há umaquantidade maior de canais, divisão por região e maior segurança no tráfico de informações.
Este trabalho visa documentar a configuração de uma rede wireless, desde a configuração das placas de rede sem fio, definindo IP (Internet Protocol) [1] para cada máquina da rede e analisar qual a melhor forma de configuração de uma rede sem fio desde a escolha do canal, a segurança de rede, o equipamento ea frequência a ser utilizada.

Identificação do problema

A rede em questão possui dois hosts (computadores) que ficam em locais diferentes ou em residências diferentes utilizando o Nanostation2 que possui uma frequência de 2,4 GHz e já vem acompanhado de antena interna, sendo esse equipamento utilizado para comunicação entre dois hosts como é mostrado na Figura1. Atribuir endereços IP para cadamáquina na rede e máscara de sub-redes, utilização de um software que gerencie a placa de rede sem fio (Opcional) ou pelo próprio sistema operacional.
[pic]

Figura 1: Arquitetura física da rede de sem fio

Organização deste trabalho



O restante deste trabalho está organizado da seguinte forma:

O capítulo 2 é o estado da arte. Descreve brevemente sobre trabalhos semelhantes a este, que jáforam realizados, documentados e publicados.

O capítulo 3, referencial teórico, trata do conteúdo que dará embasamento para realização da tarefa proposta neste projeto.

O capítulo 4, intitulado de Projeto da rede local sem fio, descreve com detalhes, a configuração e montagem da rede de computadores para compartilhamento de arquivos e internet, proposta principal desta pesquisa.Capítulo 2 – Estado da arte



Este capítulo faz um levantamento bibliográfico de outros trabalhos que foram realizados, semelhantes a este. Os trabalhos pesquisados são descritos logo a seguir.


O artigo “Utilização da NanoStation-M5 na Implementação de uma Rede entre dois Prédios”[4], traz informações úteis para uma instalação e configuração de uma rede sem fio utilizandoNanoStation, abordando de uma maneira bem simplificada as configurações internas do aparelho, exemplificando telas e mostrando testes realizados.
A monografia “Segurança em Redes Wireless” [5], possui informações importantes sobre redes sem fio, focando nos protocolos utilizados e nas falhas de segurança, demonstrando as principais características das redes wireless e padrões de comunicação,...
tracking img