Redes sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DOS GUARARAPES

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

As Redes Sociais nas Relações Profissionais

JABOATÃO DOS GUARARAPES / 2012

As Redes Sociais nas Relações Profissionais

JABOATÃO DOS GUARARAPES / 2012
1 REFERENCIAL TEÓRICO
1.1 O que são Redes Sociais?

De acordo com Josicleido (2011), a internet é uma rede mundial de computadores e pessoas. Não existe nada maiseficiente de que as redes sociais para interação dessas pessoas. Tudo o que fazemos online nos remete a uma comunicação com outra pessoa, o envio de um email, sala de bate papo, fórum, chat, jogo online e principalmente as famosas redes sociais (Orkut, Twitter, Facebook, Linkedin, dentre outras). O caminho pode até ser diferente, mas nos leva ao mesmo lugar: “Relacionamento Online”.
O autor ainda dizque “Redes Sociais” está sendo um assunto discutido no mundo inteiro, com o Brasil não poderia ser diferente. A guerra está apenas começando, certamente nos próximos 10 anos as novidades serão inimagináveis. O Japão, por exemplo, está desenvolvendo uma tecnologia para celular, quando duas pessoas de mesmo perfil se aproximarem fisicamente em algum lugar específico, os celulares vibrarão.
As RedesSociais são o meio onde as pessoas se reúnem por afinidades e com objetivos em comum, sem barreiras geográficas e fazendo conexões com dezenas, centenas e milhares de pessoas conhecidas ou não.

1.2 Redes sociais profissionais: quais são os seus impactos?

Recentemente, foi publicado um Levantamento realizado pela consultoria da IDC nos Estados Unidos que aponta aumento no acesso às redessociais para fins comerciais do País.
Foi realizado um estudo onde 306 profissionais que utilizam TI como parte do trabalho do dia a dia e verificou que 34% deles usam o Facebook para trabalho. Numero bem maior do que o ano de 2010 onde apenas 16% dos entrevistados responderam utilizar redes sociais como método para auxilio profissional.
Em nosso pais, de acordo com a pesquisa, guia a lista dospaíses em que os funcionários acessam o Facebook pelo menos uma vez por dia para fins corporativos e pessoais. Essa ação é realizada por 58,8% dos entrevistados. Na França, por exemplo, 35,9% costumam fazer o mesmo.
O Brasil também é o país que figura na pesquisa com mais entrevistados que possuem um perfil no Facebook ou no MySpace para uso profissional. Na amostra, 19,7% dos consultados afirmaramter uma página em ou outro serviço. Levando em conta os dados e os recentes aumentos nos resultados podemos perceber que surgem os dois lados a moeda, assim como quase toda situação são relevantes os fatores positivos e negativos neste processo. Ao mesmo tempo que facilita a vida e até a colocação profissional, também dificulta dependendo da imagem que o sujeito constrói diante das redes sociaiscomo citado abaixo em uma entrevista realizada pelo jornal da globo sobre o assunto:
Jacqueline Resch é diretora uma corporação de recursos humanos para recrutamento de executivos. Ela afirma que os perfis da rede fazem parte dos elementos que as empresas procuram em qualquer candidato a emprego. Mas o que é realmente ruim de expor nas redes sociais e o que ajuda quem está em busca de umaoportunidade de trabalho?
“Eu diria que não é adequado você estar totalmente informal, em traje de praia, em um site que é profissional, ou ser veemente em ideias que o bom senso talvez não aprove como pessoas que participam de comunidades meio estranhas. É bom aproveitar tanto para aumentar rede de contatos, como para estabelecer conexões com quem você pode fazer negócios. Você pode ter muitos ganhosutilizando redes profissionais, mas também tem de tomar cuidado para aquilo não virar inimigo”, orienta Jacqueline Resch.
O perfil de Flávia em uma rede social foi determinante para o recrutador de pessoal Alex Mendonça na hora de contratá-la. “Quando eu procurei a rede social e encontrei a Flávia em um ambiente mais descontraído, vi que era a pessoa ideal para trabalhar com a gente”, disse.
O...
tracking img