Redes sociais e o comercio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO CIENTÍFICO

COMERCIO E AS REDES SOCIAIS

AUTORES: DANIEL BERG, MÁRCIO ARAÚJO, LINEKER SOUSA, JOÃO VICTOR

FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RN
SEGUNDO PERÍODO DE BACHARELADO DE SISTEMA DA INFORMAÇÃO
ORIENTADO PELO PROFº: YTALO ROSENDO DO AMARAL
NOVEMBRO DE 2010.

Resumo
Como as redes sociais estão se popularizando mais e mais a cada dia, isso torna um amplomeio de divulgação de mercadorias pela internet, já que diferentemente das mídias comuns (como propagandas em televisão e rádio), as redes sociais permitem que os comerciantes e os consumidores interajam de forma que as empresas tenham que ser mais transparentes e também não é preciso ser uma grande empresa para criar uma reputação em uma mídia social. Nesse contexto, o presente trabalho tem afinalidade de mostrar como as redes sociais podem ser mais úteis ao comercio ao invés de serem utilizadas apenas para relacionamento entre pessoas.

Palavras-chave:
Redes sociais; Sites de redes sociais; Comércio; Varejo;

Introdução
Redes sociais são modelos de relacionamentos criados ou expandidos a partir de ferramentas da internet, com o objetivo de conectar pessoas de todo o mundo por meiode suas afinidades, gerando amizades, comunicação e vínculos sociais. Essa experiência se dá pela criação de perfis com exibição de textos (pensamentos, comentários, etc.), imagens, músicas, fotos e vídeos pessoais.

Tipos de Mídias Sociais
Blog
A primeira ferramenta de mídia social a se tornar popular na internet foi o blog, a principal razão disso é a facilidade para a publicação deconteúdo, em comparação aos sites convencionais, o blog não necessita de um conhecimento técnico nem contratar um programador ou um web designer. Sua facilidade estar em o próprio dono do comercio poder criar uma blog escolhendo entre a plataforma (Blogger, Wordpress, Blogspot) e escolher como os layouts da pagina e está pronto o canal de relacionamento e tudo isso sem custo, pois com o blog não épreciso pagar hospedagem do site.

Twitter
O twitter é no momento o mais conhecido e utilizado serviço de rede social, isso tem atraído varias empresas de comercio a utiliza-lo como forma de interagir com o cliente e assim divulgar promoções e descontos para aqueles que acompanharem seu perfil.

Orkut
O site de relacionamento Orkut ainda é o mais popular no Brasil. Para as comerciantes ointeressante seria criar um perfil para acompanhar nas comunidades o que dizem a respeito dos seus produtos e também usar o Orkut como forma de divulgar os produtos.

Facebook
Lançado em fevereiro de 2004, o Facebook também está sendo utilizado por varias empresas de comercio como uma ferramenta de vendas, muitas multinacionais tem perfil no Facebook onde compartilham as fotos dos seus produtos eanunciam varias novidades.
MySpace
Existem também redes sociais voltadas a um segmento como, por exemplo, o MySpace que é um serviço de rede social que utiliza a Internet para comunicação online através de uma rede interativa de fotos, blogs e perfis de usuário. Foi criada em 2003. É a maior rede social dos Estados Unidos e a 2º maior do mundo com mais de 110 milhões de usuários.
Resultados
Umestudo da Robert Half feito com 139 profissionais da área demonstra que as redes sociais estão entrando definitivamente na estratégia de Marketing das empresas do Brasil. Do total, 74% dos gerentes e diretores de Marketing usam as redes sociais como ferramenta estratégica. A pesquisa ouviu profissionais da indústria (49%), de serviços (29%), do varejo (9%) e do mercado financeiro (3%).
Somando todosos segmentos, 57% dos entrevistados afirmaram já terem feito ou que pretendem fazer algum tipo de treinamento em mídias sociais. Das atividades elaboradas nestes canais, o monitoramento da marca é a mais adotada pelos profissionais, com 20%. Em segundo está a divulgação de lançamentos (14%), seguido por pesquisa sobre os concorrentes (13%) e criação de perfis para interagir (13%). Empatados com...
tracking img