Redes sociais a serviço da educação

Páginas: 7 (1555 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
JOSILENE GODOY DOS SANTOS
ROGÉRIGO MORANDI
Licenciatura em Computação

REDES SOCIAIS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO

Orientador: Prof.º Tiago Rogerio Carapelli

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CAMPINAS – SP
2011

REDES SOCIAIS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO

Resumo

A Internet já ocupa um espaço considerável na vida da maioria dos seres do planeta, o computador sem estar conectado, não servepara muita coisa, como um automóvel sem gasolina. Os vários serviços oferecidos pela Internet veem crescendo a cada dia e os seus usuários crescendo em ordem exponencial. Então surgem as redes sociais, que nada mais são páginas que oferecem a interação entre os membros, para que estes possam se relacionar independente do local e tempo. A educação não pode fechar os olhos para Orkut, Youtube,Facebook e outros, não se tratam de modismo e sim um potente recurso para criar ambientes virtuais, contemplando recursos como blogs, chats e fóruns estimulando o aluno no aprendizado e em um mundo no qual esta vivenciando. Nesse contexto, vários desafios serão encarados como o despreparo dos professores e escola, a conscientização dos alunos quanto a seriedade da ferramenta e a velocidade com o qual asinformações irão surgir. Ainda é um tema novo, mas o tempo é curto, assim como a tecnologia da informação é muito rápida, os conceitos e oportunidades também seguem essa velocidade, portanto, além das investigações, a ferramenta deve ser utilizada sem medo e com discernimento.

Palavras-chave: Tecnologia. Internet. Educação. Rede Social. Aprendizagem.
INTRODUÇÃO

A Internet é uma ferramentaque se tornou fundamental em praticamente todos os negócios, este trabalho não enfoca as dificuldades das escolas quanto ao âmbito social, econômico e de infra-estrutura, o objetivo é mostrar como uma nova ferramenta pode ser utilizada para melhorar a educação.

Antigamente as pesquisas eram findadas em enciclopédias ou bibliotecas, hoje em dia a Internet possibilita acesso a sons, imagens,filmes e textos sobre qualquer assunto, independente se estes dados são verídicos, confiáveis ou não, cabe ao leitor o discernimento para usar a informação.

A função da escola é cuidar da formação dos alunos para que estes atuem em algum trabalho ou negócio e se tornem um componente da sociedade, os métodos desse procedimento são inúmeros e quanto ao sucesso de cada métodos cabe ao professor e aaceitabilidade dos alunos.

Assim como ocorreu a revolução industrial, a revolução eletrônica hoje em dia, uma nova revolução esta acontecendo, a da informação, com isso, acontecem alterações do comportamento social e novas tecnologias aparecendo, então, a escola não pode se omitir nesse novo contexto, os professores terão que aprender novos “truques”, pois, os alunos (nascidos na década de 90)já nascem nesse novo contexto.

Uma das frases mais famosas do educador brasileiro Paulo Freire, cujas idéias e propostas revolucionaram a estrutura educacional, enfatiza que o processo de ensinar e aprender pressupõe a existência de encontros. Ou seja, toda prática educacional envolve, necessariamente, relações de comunicação. Trata-se de um pressuposto que antecede a existência da Internet oude qualquer outra tecnologia. É atributo humano produzir e transmitir conhecimento com autonomia.

DESENVOLVIMENTO

A ferramenta que conhecemos hoje em relação a faixa etária da informática, não é tão novinha assim, em 1997 surge o Sixdegrees,, um site com a possibilidade de criar um perfil virtual associado com o registro e publicação de contatos, mas após 3 anos o serviço é cancelado,problemas financeiros extinguiram o pioneiro das redes sociais.

No inicio do ano 2000, surgem novas tentativas de redes sociais e serviços como o Live Journal, Asianevenue, Blackplanet, LuinarStorm, Migente, Cyworld, Ryze e Fotolog. O Friendster foi o que mais se parecia com os sites que são utilizados hoje em dia, com o crescimento exponencial e a baixa tecnologia, limitações foram criadas, isso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redes de serviços sociais
  • Atividade serviço social, redes sociais
  • Atividade serviço social, redes sociais
  • Educação na nova era das redes sociais
  • Redes sociais e o impacto na educação
  • Redes Sociais e Educação
  • Redes sociais na educação
  • REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!