Redes sem fios (wireless)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes sem Fios (Wireless)
Uma rede sem fio (Wireless) é um sistema que interliga vários equipamentos fixos ou móveis utilizando o ar como meio de transmissão. É semelhante a uma redelocal com fio convencional (que segue o padrão IEEE 802.3), com exceção de que a rede sem fio usa ondas de rádio, em vez de cabos. O que significa que é possível uma transmissão de dados via ondas derádio, sem a necessidade de conexão física por meio de cabos entre computadores.
Essas redes são soluções normalmente aplicadas onde uma infra-estrutura de cabeamento convencional (cobre ou fibraóptica) não pode ser utilizada.
Atualmente a grande maioria das redes wireless permite plena conectividade e atende aos padrões e normas dos organismos internacionais. Isto significa que,uma vez utilizando equipamentos padronizados, podem ser interconectadas com as redes de cabeamento convencional sem maiores problemas, e computadores utilizando dispositivos wireless interagem comcomputadores da rede cabeada e vice-versa sem qualquer restrição. Por esse motivo, podem ser utilizadas em WAN’s ou LAN’s, seja para a conexão de pontos distantes, seja simplesmente para diminuir oueliminar o cabeamento existe na rede local, por exemplo.
Essas tecnologias vêm se tornando uma alternativa viável às redes convencionais permitindo aos seus usuários executar as mesmas tarefas e mais,proporcionando flexibilidade e mobilidade, não apenas dentro das corporações, mas também fora delas. Neste contexto, as principais tecnologias de redes sem fio: WPAN, WLAN e WMAN, têm mostradoproporcionar vantagens sob as redes cabeadas assim como desvantagens e limitações.
Dentre muitas tecnologias vamos destacar algumas principais como :
Redes Pessoais Sem Fio: WPANs – Wireless Personal AreaNetwork – Exemplo: IEEE 802.15.1 (Bluetooth);
Redes Locais Sem Fio: WLANs – Wireless Local Area Network – Exemplo: IEEE 802.11 (Wi–Fi);
Redes Metropolitanas Sem Fio: WMANs – Wireless Metropolitan...
tracking img