Redes sem fio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
WIRELESS: IMPLEMENTAÇÃO E SEGURANÇA EM LOCAIS COM GRANDE CONCENTRAÇÃO DE USUARIOS

Bruno Marques da Silva, Cleber da Silva Fonseca, Leonardo Louzada Grecco

Centro Universitário Nove de Julho - UNINOVE
Departamento de Ciências Exatas
Curso de Ciência da Computação, São Paulo

e-mail: bruno@uninove.edu.br, grecco@uninove.edu.br, cleber.sf@hotmail.com


1 - Introdução

Neste artigo,estaremos apresentando um meio acessível para a criação de uma rede wireless indoor, com possibilidade para múltiplos acessos simultaneamente, podendo ser usado tanto para empresas como até mesmo uma rede de um bairro ou condomínio, tanto vertical como horizontal.
Visando não só a quantidade de usuários acessando simultaneamente a rede, mas também uma segurança alta na qual apenas pessoasautorizadas terão acesso à rede.
Quanto á antenas, podemos utilizar tanto antenas semi direcionais (figura1), como antenas omni-direcionais (figura 2) ou até mesmo ambas.

[pic]
figura1: Antenas omni-direcionais.







[pic]


figura 2: antenas direcionais e semi direcionais.

A antena direcional e a semi-direcional são indicadas para locais onde o ponto de acesso esteja próximo à paredes(figura 3).


[pic]


Figura 3: Layout de antena semi-direcional.

Antenas omni-direcionais são bastante utilizadas em ambientes onde seja necessária uma abrangência além em todas as direções do Access Point (figura 4).


[pic]
Figura 4: Sinal de antena Omni-direcional.

Estaremos utilizando como exemplo uma sala ampla com vários computadores fixos, o que normalmente é utilizado emcall-centers e Lan-Houses de grande porte. Porem o mesmo pode ser feito caso não haja muitas paredes, como por exemplo aeroportos, parques, etc.
Disponibilizando as antenas da melhor maneira para que toda a área que necessite ter acesso à rede tenha o mesmo.
Disponibilizando 5 antenas (figura 5) podemos ter quase 100% da área coberta sem que o sinal tenha uma área de abrangência muito além deonde os usuários estarão, ajudando com isso a melhorar a segurança da rede.


[pic]


Figura 5: Antenas omni-direcionais utilizadas para abranger maior espaço.

Como pode ser observado a antena central é uma antena com ganho maior que as demais, optamos por isso para que a área central do local tenha uma qualidade melhor de sinal, pois temos a maioria dos equipamentos dentro da área deabrangência da mesma. E as antenas menores, foram adicionadas para “tampar buracos” garantindo que haja sinal em todos os locais.



2 - Tecnologia

Atualmente os 4 padrões de rede mais utilizados são IEEE802.11a, IEEE802.11g, IEEE802.11n, IEEE802.11b, o mais comum nos equipamentos com a tecnologia wireless é o IEEE802.11g, pois possuí as melhores qualidades dos padrões IEEE802.11ª e IEEE802.11b,podendo chegar, em alguns casos, a 108Mbps, operando em 2.4GHz.
Quanto a técnicas de transmissão, temos a DSSS e FHSS.

2.1 – Principais características da DSSS.

- Menos resistência a interferências;
- Compatibilidade com equipamentos de padrões anteriores;
- Taxa de transmissão de 11Mbps;
- Possuí 11 canais, porem apenas os canas 1, 6 e 11 não sofrem interferência e são efetivamenteutilizados para transmissão.


2.2 – Principais características da FHSS

- Mais resistência a interferência;
- Não possui compatibilidade com padrões anteriores;
- Taxa de transmissão de 2Mbps;
- Maior segurança;
- 79 canais disponíveis para transmissão.
Com isso, pela facilidade de utilização e compatibilidade optamos por utilizar a DSSS.
Optamos pela DSSS pelo fato de que provavelmentepessoas com notebook possam estar utilizando a rede normalmente pois a maioria dos notebooks utiliza esta técnica de transmição..

2.3 - Tecnologia 802.11n

O padrão 802.11n começou a ser desenvolvido em meados de 2003. Nessa época, o IEEE-SA (Institute of Electrical and Electronics Engineers - Standards Association) criou um grupo de trabalho para definir modificações nas atuais tecnologias...
tracking img