Redes sem fio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes sem fio
A evolução da computação móvel tem obrigado as empresas a procurarem alternativas aos tradicionais meios para transmissão de dados. O uso de rádio para interligar redes locais (LANs) ou regionais (WANs) ganha mais espaço à medida que a tecnologia oferece mais recursos, onde um dos principais resultados tem sido a maior utilização das soluções wireless. Com esta tecnologia, épossível ter computadores móveis na empresa, permitindo a interação com a rede corporativa, em qualquer lugar, dentro da área de cobertura. A partir da introdução da comunicação wireless no mercado, a popularidade desta tecnologia de transmissão de dados sem fio vem crescendo dinamicamente. Por meio das wireless LANs os recursos de informática serão utilizados com mais flexibilidade, pois os usuários nãoprecisarão estar conectados a rede por meio de um cabo. Esta tecnologia é, sem sombra de dúvida, a saída para os problemas de comunicação ocasionados por fios.

Arquitetura de uma lan sem fio
Como os serviços PCS sem fio provêem serviços conceitualmente similares aos das redes móveis celulares, basicamente deve ser gerenciado o perfil pessoal de serviço e o suporte a mobilidade de terminal.Para se obter estas habilidades, o número do assinante deve ser definido como um número lógico (número pessoal de telecomunicação) independente da estrutura da rede de transporte. Ainda, a rede deve ter a capacidade de : 1. Verificar informação de classe de serviço do usuário chamado; 2. Obter informação de localização; 3. Interpretar a informação de roteamento e rotear a chamada.

Wireless LANsDe uma maneira geral, wireless é o termo aplicado aos dispositivos de informática envolvidos em uma LAN (rede local) sem fio. Freqüentemente as empresas enfrentam dificuldades técnicas ao tentarem instalar suas redes de comunicação de dados via cabo. É o caso, por exemplo, de instalações nas quais há uma rua separando os edifícios ou de empresas e agências bancárias onde o layout dos computadorespodem variar de tempos em tempos. Os sistemas de computação sem fio representam o próximo passo lógico na evolução dos sistemas de computação e na sua relação com o usuário. A comunicação sem fio vem se tornando cada vez mais comum e acessível nos últimos anos. Seguindo essa tendência, as wireless LANs consolidaram-se como uma boa opção de rede local onde haja necessidade de mobilidade dos pontosda rede e/ou existem dificuldades de cabeamento. O usuário pode acessar os recursos do sistema como servidores e impressoras a qualquer tempo, bastando estar localizado dentro dos limites de uma infra-estrutura de comunicação sem fio. Muitos sistemas de comunicação fazem a transmissão dos dados utilizando fios (como par trançado, cabo coaxial ou fibra óptica). As wireless, entretanto, transmitemos dados pelo ar, não utilizando qualquer tipo de cabo como meio físico. Na realidade, o ar ou espaço livre constitui-se de um meio natural para a propagação de sinais eletromagnéticos, provendo uma interconexão completa e permitindo uma grande flexibilidade na localização das estações. As implementações wireless LAN podem complementar o cabeamento tradicional. Usadas em combinação com LANscabeadas, passam a ser uma solução bastante interessante para as organizações, pois desta forma os pontos que necessitam de mobilidade são conectados à rede pelo meio wireless e as estações fixas são ligadas à rede via cabo. A rede wireless suporta os principais tipos de protocolos em frames Ethernet IEEE-802-3 (TCP/IP, IPX, NetBEUI). As redes sem fio têm o mesmo propósito que uma rede cabeada: disporinformações a todos os dispositivos ligados à rede. As wireless se potencializam com o uso de computadores portáveis. Uma conexão sem fio permite que eles continuem sendo portáteis sem sacrificar as vantagens de estar conectado a uma rede. Basicamente, o tipo de tecnologia de transmissão empregada com mais freqüência na construção de redes locais sem fio é a Spread Spectrum, que será descrita a...
tracking img